Santo Tirso | Câmara inaugura Canil e Gatil Municipal

Na terça-feira, dia 31 de julho, a Câmara Municipal de Santo Tirso inaugurou o primeiro Canil/Gatil Municipal do concelho.

Santo Tirso já tem um Centro de Recolha Oficial de animais de companhia (CRO), localizado no lugar da Ermida, em Santa Cristina do Couto.

Esta infraestrutura resultou de um investimento de 600 mil euros, que “irá permitir dar uma melhor resposta na proteção da vida animal. Passamos a ter mais condições para a implementação de políticas que promovam o seu bem-estar, nomeadamente no que diz respeito ao tratamento adequado e condigno dos animais abandonados, bem como na promoção de ações de incentivo à adoção e combate ao seu abandono”, como salienta o presidente da autarquia, Joaquim Couto, segundo o website da Câmara Municipal.

Este Canil/Gatil Municipal tem a capacidade para acolher, no máximo, setenta animais, que envolve a área de construção de 2.540 metros quadrados, com 20 boxes para canídeos (uma delas para maternidade), quatro boxes para felídeos, quatro boxes para felídeos em quarentena, duas boxes para canídeos perigosos, duas boxes para canídeos em quarentena e uma box para outras espécies.

Para além do espaço para os animais, no edifício vão funcionar as dependências de apoio como vestiários/instalações sanitárias para funcionários, sala de preparação de refeições, zona administrativa e de armazenamento, consultório de atendimento veterinário, enfermaria e sala de cirurgia.

Até agora, no âmbito de um protocolo estabelecido com Guimarães, a Câmara de Santo Tirso levava os animais recolhidos para o município vizinho. Essa situação mudou, a partir de ontem. O Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso dará resposta ao nível da captura de animais vadios, recolha de animais ao domicílio, colocação de identificação eletrónica e vacinação antirrábica, bem como a esterilização dos animais que dão entrada no Centro de Recolha Oficial.

Fonte: Câmara Municipal de Santo Tirso

Artigos relacionados

Índia | Cadela corre atrás de comboio todos os dias… sempre à mesma hora

Esta rotina ganhou relevância quando um vídeo foi publicado nas redes sociais, no qual é possível ver o animal a correr atrás do comboio sem que ninguém venha ao seu encontro.

APIFVET aposta na melhoria da saúde animal

A APIFVET – Associação da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários foi apresentada a 19 de junho e pretende ser uma voz autónoma e interventiva em todas as áreas relativas ao medicamento veterinário, defender uma regulamentação própria para o setor e contribuir para a sensibilização das boas práticas do mercado.

Aveiro | Município vai criar Parques Recreativos para Cães

A Câmara Municipal de Aveiro vai construir dois parques recreativos para cães, com o objetivo de dotar a cidade de espaços vedados onde estes possam correr e brincar.