Salvar animais das ruas da Galiza vai dar multa até 5.000 euros

Salvar animais das ruas da Galiza vai dar multa até 5.000 euros

Quem salvar animais de rua na Galiza, em Espanha, sem ter uma licença emitida pelas autoridades vai incorrer numa multa compreendida entre os 500 e os 5.000 euros, segundo o artigo 39.º da Lei de Proteção e Bem-estar Animal. O Parlamento galego aprovou essa lei que está agora a criar revolta entre associações e alguns partidos políticos.

De acordo com o El País, é uma “infração grave” a recolha de animais, equiparando-se, segundo o texto do diploma, ao abandono de animais.

Quanto ao valor monetário da multa, os 5.000 euros também são o máximo para quem, por exemplo, vende animais doentes ou até mesmo a um cidadão que infringe maus-tratos sobre um animal. No caso de alimentar um cão ou um gato, a lei indica que a multa varia entre 100 e 500 euros.

Em Espanha, o PSOE acusou mesmo o Governo de “promover um despacho feito por pessoas que não tiveram em conta os animais”.

Artigos relacionados

Expozoo 2017 com uma centena de expositores

Expozoo 2017 apresenta serviços e produtos inovadores numa área de negócio em franco crescimento, na Exponor, no fim-de-semana de 14 e 15 de janeiro.

Cadela acorrentada durante 5 anos roeu a própria pata para se conseguir libertar

A Treya esteve acorrentada numa casa vazia desde que o seu dono foi assassinado, mas escapou e vive agora com uma família de acolhimento.

Oceanário apresenta atividades para escolas

O ano letivo tem início no Oceanário com 25 atividades disponíveis que visam aprofundar o conhecimento sobre o oceano. O Programa de Educação do Oceanário de Lisboa tem experiências originais e desafiantes para o público escolar.