Salvar animais das ruas da Galiza vai dar multa até 5.000 euros

Salvar animais das ruas da Galiza vai dar multa até 5.000 euros

Quem salvar animais de rua na Galiza, em Espanha, sem ter uma licença emitida pelas autoridades vai incorrer numa multa compreendida entre os 500 e os 5.000 euros, segundo o artigo 39.º da Lei de Proteção e Bem-estar Animal. O Parlamento galego aprovou essa lei que está agora a criar revolta entre associações e alguns partidos políticos.

De acordo com o El País, é uma “infração grave” a recolha de animais, equiparando-se, segundo o texto do diploma, ao abandono de animais.

Quanto ao valor monetário da multa, os 5.000 euros também são o máximo para quem, por exemplo, vende animais doentes ou até mesmo a um cidadão que infringe maus-tratos sobre um animal. No caso de alimentar um cão ou um gato, a lei indica que a multa varia entre 100 e 500 euros.

Em Espanha, o PSOE acusou mesmo o Governo de “promover um despacho feito por pessoas que não tiveram em conta os animais”.

Artigos relacionados

Turquia | Gato interrompe programa televisivo

Gato interrompe programa de televisão na Turquia e encontra um novo lar!

Pet Sharing – Um só sítio, muitas formas de ajudar!

A PURINA criou uma plataforma que dá voz às várias necessidades das associações de defesa dos animais e que pretende facilitar o encontro entre os animais que necessitam de ajuda e quem os quer ajudar.

Lisboa terá Provedor Municipal dos Animais a tempo inteiro

O funcionamento do cargo será remunerado, depois da demissão da voluntária que o exercia, Inês Sousa Real, que renunciou ao cargo a 3 de abril.