Pinscher Miniatura

Pinscher Miniatura

CLIQUE-AQUICurioso, brincalhão, audaz e impetuoso, o Pinscher Miniatura é um agradável cão de família e de companhia.

No entanto, não se pode desprezar a sua capacidade de vigilância, pois é corajoso e um excelente cão de alerta. Nas suas origens era utilizado para controlar pragas de roedores nas zonas rurais. O nome original, em alemão, é Zwergpinscher, que significa “terrier” ou “mordedor”.

De acordo com a Federação Cinológica Internacional o Pinscher Miniatura deve medir ao garrote entre 25 a 30 cm, com um peso entre 4 a 6 kg. No entanto, tem-se assistido à criação e “comercialização” de exemplares muito mais pequenos, utilizando nomes como “Mini Pinscher” ou “Pinscher Anão”. A maioria destes cães com 15 a 20 cm, de tamanho equivalente a um Chihuahua, têm graves problemas de saúde. São cães frágeis, magros, sempre a tremer, com crânios arredondados e um focinho muito pequeno. Não são um Pinscher Miniatura!

Possui uma elegante construção quadrada. Os olhos são escuros, ovais. As orelhas são eretas, dobradas, de inserção alta, em forma de V. Os bordos internos das orelhas descansam sobre as bochechas. As orelhas são dirigidas para a frente. A cauda natural, sem ser cortada, deve ter a forma de sabre ou de foice. O seu pelo é curto e denso, duro ao tato, bem aderente e brilhante. A pelagem pode ser unicolor (fulvo ou castanho, com várias tonalidades que podem ir até ao vermelho veado) ou preto afogueado (black and tan).

"De porte pequeno, o que lhe falta em tamanho sobra-lhe em coragem e audácia. Acha que é um cão grande e está sempre alerta. De personalidade forte, a sua educação deve ser coerente, firme, mas meiga. Gosta de se manifestar ladrando, seja a sua alegria ou como sinal de alerta. Possui uma personalidade forte e é teimoso."

Adapta-se muito bem a viver em apartamento. Extremamente afetuoso e apegado à família, gosta de ser o centro das atenções. O seu ambiente deve ser enriquecido com brinquedos e ossos para roer, para passar melhor o tempo em que está sozinho e não se aborrecer. Gosta de bons momentos de brincadeira com o dono, com jogos vigorosos e interativos.

CC213 Pinscher MiniaturaDeve ser levado a passear diariamente. Gosta de passear e correr no exterior, pois é um cão ativo, atlético e muito ágil. Está sempre pronto para acompanhar o dono para todo o lado, seja qual for a atividade, mais calma ou mais ativa. É guloso e tem tendência para a obesidade.

Saiba mais sobre esta raça na revista “Cães & Companhia” nº213 – Fevereiro 2015

Artigos relacionados

Cocker Spaniel Inglês

A popularidade do Cocker Spaniel Inglês como cão de companhia deve-se a várias razões, duas delas é a sua personalidade e o tamanho.

Cão da Serra da Estrela

O Cão da Serra da Estrela é uma raça nacional famosa como cão de proteção de rebanhos contra predadores e incorruptível guardiã de propriedades.

Cão de Pastor Alemão

Originário da Alemanha, o Cão de Pastor Alemão é o cão de utilidade mais procurado em todo o Mundo e um dos mais famosos cães de companhia.