Persa

Persa

CLIQUE-AQUIUma obra de arte

O gato Persa é das raças preferidas dos portugueses!
E talvez seja a raça de gatos mais conhecida em todo o Mundo, pela beleza da sua longa pelagem.

O gato Persa possui uma beleza extraordinária aliada a um bom temperamento. Normalmente é carinhoso e muito dedicado ao seu dono. É meigo, sem ser chato. Detesta que o deixem só durante muito tempo, mas necessita dos seus momentos de sossego. É inteligente, curioso e sociável. De pose altiva e olhar superior, é vaidoso, especialmente quando se sente admirado.

Possui um focinho achatado e o seu pelo longo é suave, sedoso, espesso e lustroso.
Existem diversas variedades de Persa, de acordo com a sua pelagem.

O Persa Bicolor apresenta numerosas combinações de cores possíveis, sendo praticamente impossível encontrar dois iguais.

O Persa Chinchila tem um olhar cativante devido aos seus excecionais olhos de cor pura verde-esmeralda. Nesta variedade é permitido que o seu nariz seja menos chato, pese ligeiramente menos e que as orelhas sejam mais altas do que nos outros Persa. A sua pelagem apresenta tipping.

O Persa Colourpoint, também designado de “Himalaia”, é a combinação do corpo de um Persa com a coloração de um Siamês. O seu nome deve-se ao facto da coloração estar nas pontas: cabeça, patas e cauda. Possui olhos azuis muito expressivos, com uma coloração o mais intensa possível.

Os cuidados em relação ao pelo devem ser escrupulosamente cumpridos. A escovagem diária para evitar a formação de nós e remover o pelo morto e os banhos regulares são fundamentais para a sua saúde e aparência.