Livro | Miguel & Sinatra

Livro | Miguel & Sinatra

Sinatra é o primeiro cão de assistência de uma criança autista em Portugal. Hoje é a sombra de Miguel que viu os sinais de autismo acalmarem fruto desta amizade sem igual. A vida de Miguel podia ser mais uma história de amizade entre uma criança e o seu cão. Mas ela é muito mais do que isso. A vida de Miguel é uma emotiva história de superação que não deixa ninguém indiferente.

O livro Miguel & Sinatra: Uma Amizade Especial, da Editora Vogais, revela-nos também a história de Mafalda e Daniel, os pais que viram o seu mundo tremer quando receberam o diagnóstico do filho e que têm uma gratidão imensa pelo Retriever do Labrador que lhes devolveu a esperança.

O crescimento de Miguel assemelhava-se ao das outras crianças, até ao dia em que deixou de falar. Nem sequer chamava pelo seu melhor amigo, Sinatra, o cão da família. Foi nesse momento que os pais decidiram procurar respostas para o que se estaria a passar com o filho. Se outros ficariam arrasados com um diagnóstico de «autismo», Mafalda e Daniel não. A determinação de ambos e o apoio de Sinatra foram fundamentais para a recuperação de Miguel. Este livro não é, por isso, sobre autismo. É a história de como o amor de um cão pode mudar a vida de uma criança.

 

 

EXCERTO DO LIVRO

Usávamos o Sinatra para entrar no mundo dele e uma vez ficámos a espreitar à porta da sala e vimos que o Sinatra entrou, encostou-se ao Miguel e o Miguel começou a falar. O Miguel não falava connosco, o Miguel só gritava, e com o Sinatra começou a falar! E agora, a esta distância, percebo que nós, pais, exigimos muito, queremos que ele faça isto e aquilo, e o Sinatra não exigia nada. O Sinatra entrava na sala, deitava-se ao pé dele, o Miguel encostava-se e ficavam ali. O Sinatra ficava ali sem pedir nada, sem reclamar de nada, sem criticar nada. Ficava. Ponto. E isso, simplesmente isso, acalmava e relaxava o Miguel. Chama-se a isso amizade, não é?

A ligação entre os dois era tanta, Sinatra sentia tanto quando Miguel não estava bem, que no primeiro dia das terapias do seu menino, Sinatra adoeceu. No primeiro dia de terapia, o Sinatra foi internado. Acho que isso diz tudo. No dia 2 de fevereiro saímos de casa muito nervosos e acabámos por demorar mais tempo e chegar mais tarde a casa. Quando pusemos a chave na porta e entrámos, o Sinatra estava prostrado, cheio de febre. Porquê? Porque ele sentiu que o menino dele tinha precisado de si e ele não tinha estado lá para o apoiar. A angústia foi tal que o Sinatra ficou dois dias internado.

_________________________________

Mónica Menezes é jornalista, escritora, formadora de Escrita Criativa para adultos e crianças, afirma-se como uma apaixonada por palavras e por encontrar novas fórmulas de lhes dar vida. Já escreveu tanto para revistas cor-de-rosa como para jornais ditos de referência. Contou histórias do virar da esquina e outras do outro lado do mundo. Já passou para o papel inúmeras histórias de amor e outras tantas de tristeza e tragédia. Publicou dois livros, entre eles Guia Prático do Emigrante, na Vogais, mas no seu currículo constam muitos mais, uma vez que para além dos livros em nome próprio, são vários os que já escreveu como ghostwriter.

Mafalda e Daniel Vaz eram amigos desde sempre, até que um dia olharam um para o outro e perceberam que havia algo mais. Iniciou-se o namoro e o passo seguinte foi o casamento. Acolher um cão seria a etapa intermédia, uma preparação para o filho desejado. Sinatra, um labrador brincalhão, chegou primeiro. Miguel pouco depois. Tudo parecia conjugar-se na perfeição. Mas, por vezes, a vida prega-nos partidas e foi isso o que aconteceu. Mafalda e Daniel arregaçaram as mangas e deitaram mãos ao trabalho. Nada os impediria de proporcionar ao filho o que a vida de melhor tem. A começar pelo seu melhor amigo, Sinatra.
Página de Facebook do Sinatra.

Artigos relacionados

Reforce a saúde do pelo e da pele

Reforce a saúde do pelo e da pele do seu cão e gato com Agederm, um suplemento alimentar à base de ácidos gordos essenciais.

Agriloja de Viseu vence Prémio Valorfito

O Prémio Valorfito reconhece a contribuição realizada pela Agriloja de Viseu na recolha de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, encaminhando-as para um tratamento adequado de reciclagem e ajudando a cumprir a legislação em vigor.

Always lança o Starter Kit

A marca portuguesa Always lançou um novo produto, o Starter Kit. Para quem tem um novo gato ou quer mudar as coisas lá por casa.