Livro | As histórias de “Bip” em braille e com imagens em relevo

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação Mão Guia, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria) e a Associação São Francisco de Assis de Cascais apresentam nos próximos dias 26 e 27 de setembro, os livros multiformato “Bip, A Vida de um Cão”, da autoria de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Salvador Mendes e “Bip! Onde está o coração?” da autoria de Eduarda de Sousa Pires, com ilustrações de Mauricio Hilgert.

Os livros contam histórias simples que permite ensinar e refletir sobre a importância do afeto na nossa relação com os animais e ainda sobre a natureza do abandono animal! Apresentados em vários formatos de leitura promovem a participação e a inclusão ativa de todas as crianças.

Estes “livros para todos” têm imagens em relevo, estão impressos em braille e em letra aumentada e versão áudio. Destinam-se a crianças com baixa visão ou cegas, têm pictogramas para indivíduos com incapacidade intelectual, ou outra dificuldade de compreensão do texto escrito. A temática e o multiformato dos livros permite, a pais e professores, uma atividade de leitura reflexiva, a consciencialização de valores, de comportamentos e atitudes perante a inclusão e perante a tutela responsável dos animais de estimação.

Os livros são únicos, distinguindo-se de qualquer outra obra, por terem tido em todas as partes da sua criação o envolvimento de vários autores, que criaram as histórias, ilustraram os livros, cada livro foi construído manualmente, um a um. A tradução e adaptação para pictogramas, e a coordenação do projeto multiformato são de Célia Sousa, responsável do CRID/IPLeiria.

 

“Bip, A Vida de um Cão ”, da autoria de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Salvador Mendes, reúne num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, inclui ainda um código Quick Response (QR), que remete para a página da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, onde está disponível na versão áudiolivro, para crianças cegas. Edição limitada de 400 exemplares.

“Bip! Onde está o coração?” da autoria de Eduarda de Sousa Pires, com ilustrações de Mauricio Hilgert, tem, na sua génese o conceito de livro para todos, reunindo num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza. Inclui ainda um código Quick Response (QR), que remete para a página da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, onde está disponível a versão áudiolivro, para crianças cegas. Edição limitada de 200 exemplares.

Apresentação pública dos livros:
– 26 de setembro, às 17h00, na Biblioteca de Belém, em Lisboa
– 27 de setembro, às 11:30h, no Forte de Santo António em São João do Estoril

Artigos relacionados

Parceria solidária entre o músico Mauro Amaral e a Pravi

Numa parceria solidária, o músico Mauro Amaral cedeu 100 CD do seu recente EP de originais “Somos” à Pravi Núcleo de Faro.

AVICASAL recebe Ministro da Economia

No âmbito da visita do Ministro da Economia a S. Pedro do Sul, para o lançamento da primeira pedra do Parque Empresarial de Pindelo dos Milagres, Manuel Caldeira Cabral visitou a AVICASAL, empresa do Grupo Soja de Portugal, sediada em Carvalhais.

Piqapoo – Does it for you!

Traduzido à letra, o conceito do piqapoo é “apanhar o cocó” do seu cão diretamente para um saco nas idas à rua… veja o vídeo…