Lisboa | JF Alvalade coloca armadilhas contra a lagarta do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, promoveu a colocação de armadilhas iscadas destinadas ao combate à processionária do pinheiro. Esta operação teve início nas árvores localizadas junto às escolas da freguesia e foi depois alargada a outros pontos do território, incluindo ao Parque José Gomes Ferreira.

As referidas armadilhas possuem no seu interior uma feromona sexual que funciona como um isco, atraindo as borboletas macho da processionária do pinheiro. Ao capturar-se o macho na armadilha evita-se o seu acasalamento com várias fêmeas e, consequentemente, a postura de milhares de ovos.

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia recorre a vários métodos de controlo da lagarta do pinheiro, sendo constante o trabalho de monitorização da situação, por questões de saúde pública.

Artigos relacionados

Linha Saúde Animal 24 vai ser desativada

A linha telefónica de assistência veterinária, Saúde Animal 24, lançada em dezembro de 2016, irá ser desativada, devido à insustentabilidade económica.

Suspeito de agredir cães abandonados absolvido de maus tratos

O arguido teria perseguido cães, que supostamente lhe mataram um garnisé, atingindo-os com um ramo de árvore.

Animais de estimação podem ir a restaurantes a partir de maio

Os donos de estabelecimentos podem fixar uma área reservada para clientes com animais ou permitir a sua presença em todo o espaço.