Lisboa | JF Alvalade coloca armadilhas contra a lagarta do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, promoveu a colocação de armadilhas iscadas destinadas ao combate à processionária do pinheiro. Esta operação teve início nas árvores localizadas junto às escolas da freguesia e foi depois alargada a outros pontos do território, incluindo ao Parque José Gomes Ferreira.

As referidas armadilhas possuem no seu interior uma feromona sexual que funciona como um isco, atraindo as borboletas macho da processionária do pinheiro. Ao capturar-se o macho na armadilha evita-se o seu acasalamento com várias fêmeas e, consequentemente, a postura de milhares de ovos.

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia recorre a vários métodos de controlo da lagarta do pinheiro, sendo constante o trabalho de monitorização da situação, por questões de saúde pública.

Artigos relacionados

Aveiro | Câmara prepara campanha “Animais de companhia”

A Câmara Municipal de Aveiro vai lançar até ao final do mês de junho uma campanha denominada “Animais de Companhia”, com o intuito de promover o bem estar animal

Ativista britânica terá sido atacada por cães e logo depois devorada por lobos

Celia Hollingworth, de 63 anos, foi encontrada morta, com o corpo decepado, na sequência de alegadamente ter sido atacada por cães selvagens e seguidamente devorada por lobos.

Dia Mundial do Animal no MAR Shopping Matosinhos

No fim-de-semana de 30 de setembro e 1 de outubro, o MAR Shopping Matosinhos promove uma ação de angariação de donativos e de sensibilização sobre as vantagens de tornar o seu companheiro de quatro patas dador de sangue.