Lisboa | JF Alvalade coloca armadilhas contra a lagarta do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, promoveu a colocação de armadilhas iscadas destinadas ao combate à processionária do pinheiro. Esta operação teve início nas árvores localizadas junto às escolas da freguesia e foi depois alargada a outros pontos do território, incluindo ao Parque José Gomes Ferreira.

As referidas armadilhas possuem no seu interior uma feromona sexual que funciona como um isco, atraindo as borboletas macho da processionária do pinheiro. Ao capturar-se o macho na armadilha evita-se o seu acasalamento com várias fêmeas e, consequentemente, a postura de milhares de ovos.

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia recorre a vários métodos de controlo da lagarta do pinheiro, sendo constante o trabalho de monitorização da situação, por questões de saúde pública.

Artigos relacionados

Abate de animais termina em outubro

As novas regras de abate de animais para controlo das populações de cães e gatos vão mesmo entrar em vigor, mas a legislação ainda não diz o que acontece a quem não as cumpra.

Fim das “quintas de pelo” na República Checa e Alemanha

Após vários anos, a Fur Free Alliance comunicou que foi votada por maioria o fim das “quintas de pelo” na República Checa e Alemanha.

Sessões de Agility grátis no Jardim Municipal de Oeiras

A partir de julho há sessões de Agility gratuitas no Parque Canino do Jardim Municipal de Oeiras, ao 3º sábado de cada mês, entre as 18h e as 19h, ministradas pela Pet B Havior.