Lisboa | JF Alvalade coloca armadilhas contra a lagarta do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, promoveu a colocação de armadilhas iscadas destinadas ao combate à processionária do pinheiro. Esta operação teve início nas árvores localizadas junto às escolas da freguesia e foi depois alargada a outros pontos do território, incluindo ao Parque José Gomes Ferreira.

As referidas armadilhas possuem no seu interior uma feromona sexual que funciona como um isco, atraindo as borboletas macho da processionária do pinheiro. Ao capturar-se o macho na armadilha evita-se o seu acasalamento com várias fêmeas e, consequentemente, a postura de milhares de ovos.

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia recorre a vários métodos de controlo da lagarta do pinheiro, sendo constante o trabalho de monitorização da situação, por questões de saúde pública.

Artigos relacionados

Seminário | Nutrição para Cães

A Dingonatura organiza um Seminário sobre “Nutrição para cães” dia 14 de janeiro, integrado na Expozoo.

Cão abandonado em pequeno terreno dos EUA com patas e focinho presos

Dois homens salvaram um cão, vítima de maus tratos, nos Estados Unidos, que tinha as patas amarradas e o focinho preso com uma fita adesiva.

Apoio das pessoas garante cuidados a gatos após assalto à União Zoófila

O apoio dado pelas pessoas ao enviarem medicamentos para a enfermaria do gatil da União Zoófila, que recentemente foi assaltada e vandalizada, permitiu a assistência necessária a todos os gatos.