Lisboa | JF Alvalade coloca armadilhas contra a lagarta do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, promoveu a colocação de armadilhas iscadas destinadas ao combate à processionária do pinheiro. Esta operação teve início nas árvores localizadas junto às escolas da freguesia e foi depois alargada a outros pontos do território, incluindo ao Parque José Gomes Ferreira.

As referidas armadilhas possuem no seu interior uma feromona sexual que funciona como um isco, atraindo as borboletas macho da processionária do pinheiro. Ao capturar-se o macho na armadilha evita-se o seu acasalamento com várias fêmeas e, consequentemente, a postura de milhares de ovos.

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia recorre a vários métodos de controlo da lagarta do pinheiro, sendo constante o trabalho de monitorização da situação, por questões de saúde pública.

Artigos relacionados

ÂNIMAS forma Duplas em Intervenções Assistidas por Animais

O Curso de Formação de Duplas em Intervenções Assistidas por Animais (IAA) promovido pela ÂNIMAS decorreu em Vila Nova de Gaia, com a frequência de 14 formandos que assistiram a 150 horas de formação.

Jardim Zoológico celebra o Dia da Criança com música, animação e muitas onomatopeias

O melhor do mundo são as crianças e, para celebrá-lo, o Jardim Zoológico propõe três dias muito especiais, repletos de gargalhas e de onomatopeias, que prometem fazer deste o melhor Dia da Criança de sempre.

Jardim Zoológico de Mossul tem apenas dois animais e… a morrer à fome

O Jardim Zoológico de Mossul já só tem dois animais, um leão e um urso, depois de ter sido destruído pelos confrontos entre as forças armadas iraquianas e os militares do Estado Islâmico.