Férias | Deixe o seu animal em casa com um pet sitter

Férias | Deixe o seu animal em casa com um pet sitter

Clique_Aqui_hotelO que é o Pet Sitting?
O serviço de pet sitting é semelhante ao conceito de baby-sitter para crianças. Ou seja, o animal fica em sua casa e há uma pessoa que cuida dele diariamente. Tem a vantagem do animal não sair da tranquilidade da sua casa, onde está habituado a estar, dormir e comer.

Fora do período de férias
Além do período de férias, há donos que recorrem ao serviço de Dog Walking para o cão passear durante a semana enquanto estão ausentes no trabalho. Evitando que o cão fique demasiadas horas sem ir à rua fazer as suas necessidades, o que pode ter implicações futuras na sua saúde. Se o animal já estiver habituado à presença do pet sitter na sua casa, tolera melhor a ausência dos donos nas férias.

Como escolher?
Na altura de escolher peça referências sobre o pet sitter. Atualmente há vários com formação que tem a ver com animais, como enfermagem veterinária, por exemplo.

gato_casaGatos em pet sitting
No caso dos gatos pode ser apenas uma visita diária, com uma duração menor ou maior, e durante esse período o pet sitter dá-lhe a alimentação (e medicação), muda a água, limpa o tabuleiro WC, verifica se o gato necessita de cuidados de higiene e interage com este, com brincadeiras e mimos.

Cães em pet sitting
Normalmente, inclui cuidados básicos de alimentação, mudança da água e limpeza. Administração de medicação e escovagem do pelo. Se o cão estiver no exterior, limpeza do espaço.
Quando vivem em apartamento, os cães são mais exigentes na questão dos passeios (dog walking) para fazer as suas necessidades e se exercitarem. Logo, estamos a falar de várias visitas diárias e de um custo superior.

Alojamentos familiares
Atualmente há vários anúncios de alojamento em regime familiar. Usualmente refere-se a pessoas que estão em casa, que gostam de animais e cuidam de cães e/ou gatos de outras pessoas como fonte de rendimento, extra ou principal.
No caso dos cães que vivem em apartamento, por exemplo, a vantagem é que ficam dentro de casa, em vez de estarem numa box. Normalmente estes estão habituados ao conforto do sofá, a terem companhia e aos seus passeios, e desta forma embora mudem de casa, estão num ambiente mais semelhante ao do seu dia-a-dia.
Não sendo na maioria dos casos um serviço profissional como um hotel, tente reunir referências sobre estes espaços, informe-se sobre a formação da pessoa, se possui seguro e que garantias lhe oferece.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Dicas | Escolher um Hotel Canino e/ou Felino
Posso levar o meu cão à praia?

 

Artigos relacionados

Associações de Proteção Animal

Lista de contactos de Associações de Proteção Animal por Distrito, para ajudar quem pretende adotar um cão ou gato.

Bélgica | Há um lar para animais idosos

O Les Petits Vieux é uma espécie de lar para animais idosos, localizado na Bélgica.

Martha: a cadela com 57 Kg eleita “O cão mais feio do Mundo”

“Martha”, uma cadela de raça Mastim Napolitano, pesa quase 57 Kg e foi eleita “O cão mais feio do Mundo”, na Califórnia, EUA, num evento denominado World’s Ugliest Dog Contest 2017.