Famalicão | Município cria cheque-veterinário para ajudar famílias carenciadas

Famalicão | Município cria cheque-veterinário para ajudar famílias carenciadas

As famílias de Famalicão, que tenham cães ou gatos, mas não sem condições financeiras para os tratamentos médico-veterinários, vão ter acesso a um cheque-veterinário.

Esta iniciativa foi criada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários, aprovada pelo executivo municipal na última reunião, com o intuito de ajudar as famílias carenciadas do concelho que não têm condições para cuidar da saúde dos seus animais e, simultaneamente, para incentivar a adoção de animais.

Segundo o website da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, Presidente da Câmara, diz que o “abandono e maus-tratos aos animais combatem-se criando condições às famílias para conseguirem manter os seus animais em casa”.

Esta medida abrange também as pessoas que adotarem animais no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Famalicão, nomeadamente na vacinação, desparasitação, esterilização e outros tratamentos e urgências 24 horas.

A esta parceria juntaram-se já dez clínicas veterinárias do Concelho e, paralelamente a este projeto, está a decorrer uma campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de cães e gatos no concelho, através dos Serviços Veterinários da Câmara Municipal.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Artigos relacionados

Projeto “Eu Cuido. Um mundo melhor para os animais”

O projeto educativo “Eu Cuido. Um mundo melhor para os animais”, destinado a alunos do primeiro ciclo, arranca a 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, em Lisboa e no Porto, para sensibilizar as crianças para temas relacionados com os animais de estimação.

Presidente da República promulga permanência de animais em estabelecimentos comerciais

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, promulgou o diploma da Assembleia da República que permite aos animais de companhia entrar nos estabelecimentos comerciais, apesar de compreender a preocupação do setor.

EUA | Assassino de gatos preso por 16 anos

Nos EUA, um homem de San Jose foi sentenciado a 16 anos de prisão pela morte de 21 gatos e abuso sexual de um gato morto