Estudo revela que os gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães

Estudo revela que os gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães

Os gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães, segundo avança Saho Takagi, psicóloga da Universidade de Kyoto, no Japão. Foi realizado um estudo por cientistas japoneses envolvendo 49 gatos domésticos que foram submetidos a vários testes e a conclusão a que se chegou foi de que os gatos conseguem atingir os mesmos valores de inteligência do que os cães, sendo a memória episódica a área com melhor aproveitamento.

“A memória episódica é vista como sendo relacionada à função introspetiva da mente, de uma situação momentânea”, começou por dizer a psicóloga à BBC, referindo que, tal como os seres humanos, os gatos também recordam e memorizam experiências passadas. “Eles conseguem desfrutar de memórias”, disse.

Depois de vários testes efetuados chegou-se à conclusão de que os gatos podem até atingir os níveis de inteligência dos cães em alguns testes mentais, incluindo responder a gestos humanos, expressões faciais e emoções. “Os gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães, ao contrário do que muita gente pensa”, sublinhou Saho Takagi.

A mesma equipa de cientistas japoneses já havia descoberto que, em testes semelhantes, os cães também se lembravam de tigelas nas quais haviam comido, tal como os gatos.

Artigos relacionados

Fotógrafa portuguesa vence Dog Photographer of the Year

O Kennel Club anunciou os vencedores da 12ª edição do “Dog Photographer of the Year” e a vencedora foi Maria Davison, de Lisboa, com uma fotografia de uma cadela bebé a descansar junto aos pés da sua dona.

Homem acusado de cortar as cordas vocais aos seus cães

Um homem foi acusado pela polícia de Catalunha de cortar as cordas vocais a alguns dos seus 21 cães apenas com o intuito de diminuir os seus latidos.

V. N. Gaia lança Campanha “Alguns amores ainda são para toda a vida”

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia lança Campanha de sensibilização contra o abandono de animais e a favor da adoção.