Edição nº 256 – Setembro 2018

Crianças & Animais de companhia

É este o mote do mês de setembro!
Uma edição a não perder por futuros pais, pais, educadores e treinadores.

Retriever do Labrador
O alegre companheiro de família
O Retriever do Labrador é um cão dotado de invulgar inteligência e equilíbrio emocional, ativo, dedicado e sedento por agradar ao dono e fácil de treinar. Deixou, ao longo dos anos, de ser exclusivamente um cão de caça e passou a ser um dos melhores companheiros para a sua família.

Como apresentar o novo bebé ao gato
O nascimento de um bebé é um momento único para toda a família. Mas tudo o que é mudança de rotina, perturba o gato. Para que a adaptação do gato ao novo membro da família corra da melhor forma há alguns aspetos que devem ser acautelados.

 

 

Como apresentar o bebé ao cão da família
Um artigo baseado nas diretrizes da Family Paws Parents (FPP), entidade que se dedica à formação de educadores no que toca a tudo o que se relacione com a vivência harmoniosa, positiva e bem-sucedida de crianças com cães, apresentação de bebés a cães, famílias com crianças e cães e resolução de possíveis situações complexas.

Animais & Crianças
Está comprovado cientificamente que o contacto entre crianças e animais tem inúmeros benefícios, mas também temos de atender a muitas considerações para que esta convivência corra bem. Saiba quais!

Alergias & Animais de companhia
Algumas pessoas desenvolvem alergia aos animais com “pelo”, sendo a alergia aos cães e gatos as mais frequentes no nosso país dado tratarem-se dos animais de companhia mais comuns nas famílias portuguesas.

Conviver com um cão
O que devemos ensinar às crianças?
Como perceber os sinais de comunicação do cão? Como reconhecer os sinais de calma como parte da linguagem utilizada pelos cães para evitar conflitos? O que fazer quando um cão desconhecido se aproxima? Como cumprimentar um cão? Estas são algumas das questões que abordamos neste artigo.

Preparar a chegada do bebé
O que o seu cão deve saber
A chegada de um bebé em casa, sobretudo se for o primeiro, implica uma grande mudança na vida de todos – não só na das pessoas, mas também na dos animais da família. Veja neste artigo algumas das coisas que o seu cão deve saber e aprender antes da vinda da cegonha.

O que andamos a ensinar (ou não) às nossas crianças?
No âmbito do tema desta edição interessa focar a relação que temos com os nossos animais, a importância que lhes é dada quer na comunidade quer na família e como isso pode interferir na geração que estamos a criar.

Como tornar o Grooming numa atividade de família
Cada vez mais os nossos animais fazem parte da família. Por essa razão, faz todo o sentido integrar os nossos filhos nos cuidados de Grooming dos animais de estimação do lar. No entanto, não nos podemos esquecer que nunca podemos delegar na íntegra a responsabilidade dos cuidados nos nossos animais a uma criança, pois esta não tem maturidade para tal. Saiba o que pode fazer de acordo com a sua idade.

Toxoplasmose
A Zoonose mais conhecida

De todas as Zoonoses Felinas a toxoplasmose é, sem dúvida, das mais conhecidas. Estima-se que mundialmente mais de 500 milhões de pessoas estejam infetadas, porém a maioria não apresenta sintomas. Existem, porém, ainda muitas ideias erradas sobre a doença em si e sobre o papel que o gato desempenha.

Dog Photographer of the Year
Já foram divulgadas as imagens vencedoras das várias categorias do Concurso “Dog Photographer of the Year” e este ano há, de novo, uma fotografia portuguesa entre os premiados na Categoria “Melhor Amigo do Homem”, de Joana Matos.

CPC Jovem: Outra visão da Canicultura
Desde 2015 que o Clube Português de Canicultura (CPC) tem uma vertente destinada aos jovens. O CPC Jovem aposta no desenvolvimento de uma mentalidade mais amiga dos animais, de forma a ajudar a consciencializar as gerações futuras sobre o bem-estar canino e animal.

Cão Juris: Os ORBEA e o bem-estar animal
Na sequência do artigo sobre a experimentação animal publicado na edição de julho sobre o Decreto-Lei 113/2013, de 7 de agosto, sentimos a necessidade de desenvolver quais são os órgãos responsáveis pelo bem-estar animal relativamente à proteção dos animais utilizados para fins científicos. Explicamos o que são estes órgãos, mais comumente denominados por ORBEA - Órgão Responsável pelo Bem-Estar Animal.

Artigos relacionados

Edição nº 248 – Janeiro 2018

A raça de janeiro é o Fox Terrier de pelo cerdoso, o aventureiro e intrépido cão do Tintim. Nos artigos dedicados aos gatos damos a conhecer o catnip, uma erva da família da hortelã capaz de lhes despertar um comportamento mais relaxado e divertido.

Edição nº 252 – Maio 2018 – 21º Aniversário

Em maio comemoramos o nosso 21º ANIVERSÁRIO com uma edição dedicada aos cachorros, com dicas e conselhos desde o dia da sua chegada, treino, sociabilização e cuidados veterinários durante o primeiro ano. As raças são o popular Bouledogue Francês e o imponente Bullmastiff.
OFERTA: Saco da Bayer

Edição nº 249 – Fevereiro 2018

A raça de fevereiro é o Cão da Serra da Estrela, inseparável companheiro do pastor e guarda fiel do rebanho. Nos artigos dedicados aos gatos falamos de osteoartrite, uma doença das articulações muito comum no gato sénior que compromete a sua qualidade de vida.