Edição nº 256 – Setembro 2018

Crianças & Animais de companhia

É este o mote do mês de setembro!
Uma edição a não perder por futuros pais, pais, educadores e treinadores.

Retriever do Labrador
O alegre companheiro de família
O Retriever do Labrador é um cão dotado de invulgar inteligência e equilíbrio emocional, ativo, dedicado e sedento por agradar ao dono e fácil de treinar. Deixou, ao longo dos anos, de ser exclusivamente um cão de caça e passou a ser um dos melhores companheiros para a sua família.

Como apresentar o novo bebé ao gato
O nascimento de um bebé é um momento único para toda a família. Mas tudo o que é mudança de rotina, perturba o gato. Para que a adaptação do gato ao novo membro da família corra da melhor forma há alguns aspetos que devem ser acautelados.

 

 

Como apresentar o bebé ao cão da família
Um artigo baseado nas diretrizes da Family Paws Parents (FPP), entidade que se dedica à formação de educadores no que toca a tudo o que se relacione com a vivência harmoniosa, positiva e bem-sucedida de crianças com cães, apresentação de bebés a cães, famílias com crianças e cães e resolução de possíveis situações complexas.

Animais & Crianças
Está comprovado cientificamente que o contacto entre crianças e animais tem inúmeros benefícios, mas também temos de atender a muitas considerações para que esta convivência corra bem. Saiba quais!

Alergias & Animais de companhia
Algumas pessoas desenvolvem alergia aos animais com “pelo”, sendo a alergia aos cães e gatos as mais frequentes no nosso país dado tratarem-se dos animais de companhia mais comuns nas famílias portuguesas.

Conviver com um cão
O que devemos ensinar às crianças?
Como perceber os sinais de comunicação do cão? Como reconhecer os sinais de calma como parte da linguagem utilizada pelos cães para evitar conflitos? O que fazer quando um cão desconhecido se aproxima? Como cumprimentar um cão? Estas são algumas das questões que abordamos neste artigo.

Preparar a chegada do bebé
O que o seu cão deve saber
A chegada de um bebé em casa, sobretudo se for o primeiro, implica uma grande mudança na vida de todos – não só na das pessoas, mas também na dos animais da família. Veja neste artigo algumas das coisas que o seu cão deve saber e aprender antes da vinda da cegonha.

O que andamos a ensinar (ou não) às nossas crianças?
No âmbito do tema desta edição interessa focar a relação que temos com os nossos animais, a importância que lhes é dada quer na comunidade quer na família e como isso pode interferir na geração que estamos a criar.

Como tornar o Grooming numa atividade de família
Cada vez mais os nossos animais fazem parte da família. Por essa razão, faz todo o sentido integrar os nossos filhos nos cuidados de Grooming dos animais de estimação do lar. No entanto, não nos podemos esquecer que nunca podemos delegar na íntegra a responsabilidade dos cuidados nos nossos animais a uma criança, pois esta não tem maturidade para tal. Saiba o que pode fazer de acordo com a sua idade.

Toxoplasmose
A Zoonose mais conhecida

De todas as Zoonoses Felinas a toxoplasmose é, sem dúvida, das mais conhecidas. Estima-se que mundialmente mais de 500 milhões de pessoas estejam infetadas, porém a maioria não apresenta sintomas. Existem, porém, ainda muitas ideias erradas sobre a doença em si e sobre o papel que o gato desempenha.

Dog Photographer of the Year
Já foram divulgadas as imagens vencedoras das várias categorias do Concurso “Dog Photographer of the Year” e este ano há, de novo, uma fotografia portuguesa entre os premiados na Categoria “Melhor Amigo do Homem”, de Joana Matos.

CPC Jovem: Outra visão da Canicultura
Desde 2015 que o Clube Português de Canicultura (CPC) tem uma vertente destinada aos jovens. O CPC Jovem aposta no desenvolvimento de uma mentalidade mais amiga dos animais, de forma a ajudar a consciencializar as gerações futuras sobre o bem-estar canino e animal.

Cão Juris: Os ORBEA e o bem-estar animal
Na sequência do artigo sobre a experimentação animal publicado na edição de julho sobre o Decreto-Lei 113/2013, de 7 de agosto, sentimos a necessidade de desenvolver quais são os órgãos responsáveis pelo bem-estar animal relativamente à proteção dos animais utilizados para fins científicos. Explicamos o que são estes órgãos, mais comumente denominados por ORBEA - Órgão Responsável pelo Bem-Estar Animal.

Artigos relacionados

Edição nº 227 – Abril 2016

Este mês escolhemos o Boxer e publicamos um artigo assinado pelo Boxer Club de Portugal que fala das várias vertentes desta raça tão popular. A raça portuguesa é o Cão de Água Português, uma raça bonita e elegante, mas também ativa e robusta, que adora acompanhar os donos em todas as situações.
Nos artigos de gatos falamos sobre a tosse, que muitas vezes é confundida com eliminação de bolas de pelo. No entanto, não é comum um gato tossir e é um sinal de alerta! A dica felina do mês fala do desafio de cuidar de um gato maduro.

Raças Mini (2013)

Conheça 25 raças de porte mini ou pequeno
Exigências nutricionais de um cão de raça mini e pequena
Cuidados durante o primeiro ano do cachorro
Dicas sobre cosmética canina
Treino de cães de pequeno porte

Edição nº 253 – Junho 2018

A edição de junho é dedicada a atividades ao ar livre e modalidades de desportos caninos. Como raças temos um atleta de referência, o Border Collie, e o atraente e imponente Akita Americano.