Edição nº 254 – Julho 2018

Golden Retriever
150 anos de história
O Golden Retriever é uma das raças de cães mais populares quer em Portugal, quer no mundo inteiro. O seu temperamento faz dele um cão de família fabuloso e a sua inteligência torna-o um cão de trabalho excecional. Este ano, 2018, é um ano muito especial.
Os Golden Retriever fazem 150 anos de existência e no berço da sua origem irá haver um Encontro Internacional dos amantes da raça. São esperadas centenas de pessoas de todo o Mundo!

Mi(uau)!
Chegou o momento de adotar um gato
Se está a ponderar adotar um gato, parabéns! Será sem dúvida uma experiência incrível. Leia as nossas dicas que ajudarão a chegada do novo elemento da família ao seu lar.

Dias de calor
Cuidado com os gordinhos! E não só…

Os dias quentes de primavera e verão são ótimos, dão-nos energia e boa disposição! E o mesmo acontece com os animais, pois dias mais longos correspondem a mais tempo para brincadeiras. No entanto, o facto é que com o crescimento dos dias, também ocorre um aumento da temperatura diária, o que deve levar a um aumento da nossa atenção em relação aos nossos animais.

A saúde também vai de férias
7 dicas para este verão
Com a chegada do verão as férias estão à porta! São dias para descansar, para passear, para se dedicar ao que tem menos tempo nos dias de trabalho. E que tal desfrutar das férias com o seu cão? O mais importante é garantir o bem-estar e segurança do nosso amigo de quatro patas!

Pet sitting
Mais que um hotel

Passamos a grande maioria do ano a ansiar pela época de férias e a sonhar com o novo destino para o qual queremos partir, mas quando temos um cão, ou outro animal, temos de pensar quase em primeira instância se o levamos ou se o iremos deixar ao cuidado de alguém, seja um familiar, um amigo ou um serviço de prestação de serviços a animais.

Jogos olfativos
Dê uso ao nariz do seu cão
Todos sabemos que os cães têm um olfato que nos encosta a um canto. No entanto, esta que é a grande capacidade dos cães é frequentemente relegada para segundo ou terceiro plano na sua vida em comum com as pessoas. Mas isso é estar a desperdiçar um recurso tão útil. Aproveite as férias para experimentar esta atividade!

Cão Juris
A Experimentação Animal aos olhos da Lei

Para o nosso ordenamento jurídico foi transposta a Diretiva 2010/63/UE através da entrada em vigor do Decreto-Lei 113/2013, de 7 de agosto, o qual se debruça sobre a proteção de animais utilizados para fins científicos. De facto, a evolução da ciência e a consciencialização na mudança de mentalidades estão de mãos dadas para a melhoria substancial das condições e bem-estar dos animais. Não se poderá negar a necessidade, evidente, da experimentação animal, mas sempre a ser realizada de uma forma digna para com estes nossos amigos dotados de sensibilidade.

Entrevista
A paixão de criar Golden Retriever

Quando, em 2003, apresentou o “Seven” pela primeira vez numa Exposição Canina, estava longe de pensar que um dia conquistaria o título de “Criador CPC” do ano com a raça Golden Retriever. Falámos com o criador Óscar Ferraz, do afixo "Boscardini" para conhecer o seu percurso na raça e as bases do seu trabalho de criação.

Desporto
O incrível mundo do IPO

Pode um cão ser um excelente exemplar de trabalho, desporto e ainda viver harmoniosamente no seio da casa em família? Claro que sim. Esses são os cães de IPO! Nesta edição damos a conhecer uma das mais antigas, praticadas e conceituadas modalidades desportivas em todo o mundo.

Grooming
Como arruinar o pelo do seu cão!
Existem muitas formas de estragar a qualidade do pelo de um cão. Algumas são permanentes, outras nem tanto. A maioria pode ser evitada, mas há casos em que pesando os prós e os contras é o melhor de dois males. De facto, no Grooming nem tudo é preto e branco, este artigo serve para explicar porque alguns pelos se estragam.

Dica Felina
Atenção aos sinais de dor
Milhares de anos de seleção natural fizeram dos gatos de hoje mestres no disfarce da dor. Na dica deste mês vamos aprender a estar atentos e a reconhecer os 11 sinais principais que podem ser indicadores de dor no gato.

Exóticos
Posso ter um furão?
A procura por furões como animal de estimação tem aumentado significativamente, talvez por se tratar de um animal divertido que dorme cerca de 18h por dia, torna-se um animal fácil de adquirir por pessoas que não têm muito tempo diariamente. Mas na verdade, apesar de tantas horas de sono, o furão é um animal que requer muita atenção e tempo por parte do dono. É muito importante estar informado acerca do temperamento, cuidados a ter, custos envolvidos e legislação antes de adquirir um furão como animal de estimação.

Artigos relacionados

Edição nº 236 – Janeiro 2017

Em janeiro temos o pequeno, mas de origens imperiais, Pequinês. Facilmente reconhecido pelo seu nariz achatado e andar bamboleante. E o imponente Cane Corso que nos dias de hoje está diretamente ligado à família, tanto na guarda da habitação como na guarda das crianças.
Nos artigos dedicados aos gatos explicamos como podemos estimular o seu comportamento de caça e a busca pelo alimento em casa, aumentando o nível de atividade e de exercício do nosso gato, com a simples opção de retirar a taça da comida.

Edição nº 248 – Janeiro 2018

A raça de janeiro é o Fox Terrier de pelo cerdoso, o aventureiro e intrépido cão do Tintim. Nos artigos dedicados aos gatos damos a conhecer o catnip, uma erva da família da hortelã capaz de lhes despertar um comportamento mais relaxado e divertido.

Raças Grandes (2014)

Conheça 30 raças de porte grande
Cuidados veterinários adequados a cães de grande porte
Dicas de treino
Contactos dos Clubes de Raça
Oferta de saco: “Eu amo o meu cão”