Edição nº 253 – Junho 2018

Faça exercício!
Este é o desafio que lhe deixamos nesta edição. Que aproveite o bom tempo para escolher uma modalidade de desporto canino e que saiam para se divertirem na companhia um do outro.

Border Collie
Um desportista todo-o-terreno
Neste artigo falamos do Border Collie enquanto cão de trabalho e de companhia. Esta raça tão versátil e predisposta para aprender destaca-se em várias modalidades desportivas de entretenimento ou de competição, maioritariamente, realizadas ao ar livre.

O meu gato urina fora do caixote!
Um problema comum com solução
Os gatos urinarem fora do caixote é um problema comum, que afeta o comportamento de muitos gatos ao longo da vida. Este problema é, demasiadas vezes, incompreendido, por desconhecimento das causas subjacentes. Pode corresponder a sintomas de doença física ou a alterações comportamentais.

Akita Americano
Um espírito bravo
Apesar do seu porte imponente, o Akita Americano é um excelente cão de família. Foi criado para guarda e caça, mas hoje em dia é um cão de companhia que requer toda a atenção dos seus donos, de caráter obediente e meigo com facilidade em aprender.

Faça exercício!
Quando escolhemos um cão para fazer parte da família, comprometemo-nos a dar-lhe o melhor para uma vida saudável: amor, carinho, cuidados de saúde e tudo o que seja necessário para o seu bem-estar, incluindo exercício!

Desportos para todos
Quando se pensa em desportos caninos, as pessoas normalmente pensam em Obediência, Agility e desportos de proteção, ou pouco mais. Mas o universo dos desportos caninos é tão mais vasto, e tem-se vindo a expandir cada vez mais. Venha conhecer algumas das novas (e menos novas) atividades existentes.

Obediência
Nunca é tarde para começar

A Obediência é uma atividade desportiva e educacional, dirigida a ensinar os cães a agirem de forma cooperante e controlada. Todos nós que temos cães queremos que eles se comportem bem na vida familiar e em sociedade, por isso é muito importante investir algum tempo em treiná-los desde cedo para que sejam obedientes.

Mondioring
Impressionante e imprevisível

Imagine um desporto em que o cão e o seu dono são desafiados para estarem preparados para tudo… uma atividade em que o seu cão irá estar apto para executar missões reais e pragmáticas.

Dock Diving
O desporto canino mais divertido
Dock Diving ou Dock Jumping é talvez o desporto canino mais divertido, não só para os tutores, mas também e principalmente para os cães. Na Europa, mais conhecido por Dock Diving, é o desporto ideal para as crianças interagirem com seus cães, assim como para as pessoas com mobilidade reduzida que queiram participar neste desporto, pois quase todas as piscinas de Dock Diving têm uma rampa para as cadeiras de rodas.

Cão Juris: Tudo na linha
Foi publicada a 7 de março a Portaria n.º 67/2018, que procede à criação de um sistema que regularize o anúncio de animais na Internet, de forma a evitar que os animais criados sem as condições previstas na Lei, eventualmente portadores de doenças contagiosas ou de anomalias hereditárias, possam ser publicitados e transmitidos a título oneroso, sem que se possa responsabilizar os seus anunciantes.

Cortar o pelo ao cão
O que deve saber sobre os nossos preços
Se tem um cão e está a pensar levá-lo ao Grooming, ou se ainda não escolheu o seu Groomer, provavelmente andará a tentar saber informações. Lembro que a sua principal preocupação não deverá ser somente “quanto custa”, mas sim a experiência profissional do Groomer, o espaço, os produtos que utiliza, o tipo de trabalho que pretende, o temperamento do seu cão e só depois, tomando tudo isto em conta, é que deve considerar preços e compará-los de forma informada e justa.

Veterinária: Pulgas & Carraças
Os ectoparasitas são um problema frequente nos cães, particularmente na primavera. Estes são causa de grande irritação e comichão e podem, eles próprios, ser portadores de outras doenças que transmitem aos nossos cães ao picarem-nos. Por ectoparasita entenda-se um parasita que vive ou faz parte do seu ciclo de vida ao nível da pele do cão. Destes destacam-se as pulgas, as carraças, os ácaros e os piolhos.

Dica Felina: Onde?
Terminamos este mês a trilogia: Como, Porquê e Onde? Vamos então responder a duas questões frequentes dos tutores: Onde devemos colocar os recursos do gato? E onde é que os gatos gostam que lhes façamos festas?

Artigos relacionados

Edição nº 228 – Maio 2016 – 19º Aniversário

Este mês escolhemos o pequeno e ágil Jack Russell Terrier! Dotado de um temperamento alegre e bom companheiro das crianças. A raça portuguesa é o Podengo Português. Sabia que este pode ter três tamanhos e dois tipos de pelo?
Nos artigos de gatos falamos sobre a Peritonite Infecciosa Felina ou PIF, uma patologia que afeta principalmente gatinhos jovens e não tem cura. Explicamos o que é a acne felina e como controlar as bolas de pelo. A dica felina do mês é dedicada à chegada de um bebé, que será uma mudança na rotina do gato lá de casa.

Edição nº 250 – Março 2018

No mês de março escolhemos duas raças. O Weimaraner, criado originalmente como cão de caça é um excelente cão de companhia. E uma das raças mais antigas de Portugal, o Cão de Castro Laboreiro, uma raça de guarda e proteção de rebanhos. Nos artigos dedicados aos gatos respondemos à questão “É normal o gato vomitar?”.

Edição nº 251 – Abril 2018

Esta edição é dedicada aos mais velhotes, pois com o passar dos anos as suas capacidades e necessidades vão mudando, e é importante os donos estarem informados para lhe proporcionarem bem-estar nesta fase da sua vida. A raça de março é o pequeno Pug.