Edição nº 250 – Março 2018

Weimaraner
Um cão aristocrático
Paixão de escritores, caçadores e cinófilos há várias gerações, o “Fantasma Cinzento” obteve este sugestivo nome pela sua imagem a caçar, em tons de cinza, de pata dianteira levantada no campo coberto pela bruma, era como se fosse um espectro, uma ilusão ótica que se diluía na neblina.

Cão de Castro Laboreiro
Uma raça portuguesa de guarda e proteção de rebanhos
Uma das raças caninas mais antigas de Portugal. O Cão de Castro Laboreiro é um mastim de montanha e a sua principal função é a guarda e proteção de rebanhos contra os seus predadores naturais, como o lobo que continua a existir nessa região.

Como ensinar um bom chamamento
Quando levamos o nosso cão a passear à praia ou a um jardim, uma das grandes incertezas que temos é se o nosso cão vem ou não quando é chamado. Claro que se nunca o ensinámos a responder a um chamamento, a probabilidade de ele vir ter connosco é muito reduzida. Neste artigo vamos explicar-lhe como fazer com que o seu cão tenha um excelente chamamento.

Cão Juris: O Gangue dos Tubarões à procura de Nemo
No passado dia 28 de dezembro foi publicada a Portaria 385-A/2017, que, no meio das festividades de fim de ano, até poderia ter passado em branco, só que não… E a sua publicação deixou os mais atentos algo alarmados, o que acabou por originar vários rumores e especulação sobre um tema nunca antes pensado: aquários domésticos! Mas, afinal, até para ter um peixinho dourado, temos de pagar ao fisco?! Vamos ver…

Socorro, o meu cão é um ladrão!
Uma das queixas mais frequentes dos donos é que o seu companheiro está constantemente a roubar-lhes coisas, sejam objetos ou comida da mesa. Porque será que isto ocorre?

Entrevista
Clube Português do Golden Retriever

O Clube Português do Golden Retriever foi fundado oficialmente a 4 de abril de 2017, tendo entre os seus objetivos ajudar os membros a conhecer, ensinar, criar e treinar cães de excelente qualidade.

Como escolher um champô olhando para o rótulo?
Neste artigo vamos explicar o que deve procurar e evitar quando escolhe um champô, interpretando a informação que consta no seu rótulo.

Veterinária
Envelhecimento ou hipotireoidismo?
O hipotireoidismo é uma das doenças endócrinas mais comuns na espécie canina, estando estimada uma prevalência entre 0,2 e 0,6% na população canina mundial. Sendo esta uma doença de evolução gradual, e mais frequente em cães de meia-idade a idosos, é frequente passar despercebida aos olhos mais atentos, pois pode ser confundida com sinais de envelhecimento.

É normal o gato vomitar? Não, não é!
O vómito não é normal em gatos, assim como não o é, em outro animal. É crucial investigar qual a causa dos vómitos o quanto antes. Não ignore este sintoma – mantenha o seu gato saudável.

Exercício físico no gato: Realidade ou ficção?
Com frequência falamos da importância do exercício físico e dos malefícios que a obesidade acarreta para a saúde do gato. Mas como fazer com que os nossos gatos se “mexam” mais? Nesta dica vamos por os gatos a mexer. Estão prontos?

Devo revacinar anualmente o meu cão? (parte IV)
Existem alternativas eficazes à vacinação?
A resposta é SIM, e quem o diz são os mais variados e conceituados investigadores, professores e especialistas em variadas áreas da saúde natural e medicina holística. Nesta quarta parte do artigo vamos explicar-lhe quais são as alternativas possíveis à vacinação, como funcionam e porque são mais seguras e eficazes.

A EDIÇÃO DE ABRIL VAI SER DEDICADA AOS "CÃES SENIORES". NÃO PERCA!

Artigos relacionados

Edição nº 226 – Março 2016

Este mês escolhemos o pequeno Beagle. Um companheiro excelente, de expressão sempre feliz, muito frequente nos meios rurais e citadinos. A raça portuguesa é o Cão de Castro Laboreiro, um cão de guarda e de família, rústico e de índole nobre.
Nos artigos de gatos desvendamos as origens do gato doméstico, uma história longa ao nosso lado. Continuamos a falar de saúde oral, abordando as doenças dentárias mais frequentes e os sinais a que o dono deve estar atento. A dica felina do mês fala da natureza de caçador do gato, dentro e fora de casa.

Edição nº 234 – Novembro 2016

Para novembro escolhemos o grande Cão de São Bernardo, um nobre gigante das neves que faz parte do imaginário de crianças e adultos. E um cão que se distingue pela sua originalidade, o Dálmata.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos da disfunção cognitiva uma síndrome presente nos animais idosos. A dica felina do mês é dedicada à introdução de um novo gato no lar, explicando a importância de uma consulta prévia no médico veterinário.

Edição nº 253 – Junho 2018

A edição de junho é dedicada a atividades ao ar livre e modalidades de desportos caninos. Como raças temos um atleta de referência, o Border Collie, e o atraente e imponente Akita Americano.