Edição nº 249 – Fevereiro 2018

Cão da Serra da Estrela
Um companheiro para a vida
Devido à sua função secular de proteção de rebanhos, o Cão da Serra da Estrela é o companheiro incondicional do pastor sendo um cão de caráter forte, imponente, e equilibrado, tendo um temperamento calmo, o que o faz ser um amigo incondicional da sua família humana e é uma das raças caninas portuguesas mais populares.

Osteoartrite no gato sénior
O envelhecimento das articulações
A osteoartrite é uma doença das articulações muito comum no gato sénior e na maior parte das vezes está associada a dor crónica que limita a sua mobilidade e atividade, comprometendo a sua qualidade de vida. Conheça como identificar comportamentos sugestivos da doença e como melhorar a vida do seu melhor amigo.

Exercícios de autocontrolo
Treine com o seu cão!
Os exercícios de autocontrolo ensinam o cão a manter os seus níveis de excitação, frustração e ansiedade sob controlo.

17 de fevereiro: Dia Mundial do Gato
Na Europa o Dia Mundial do Gato celebra-se a 17 de fevereiro, mas o Gato é um animal tão especial que tem várias datas de celebração!

Cão Juris
Bem-vindos ao maior espetáculo do mundo!

No passado mês de dezembro foi iniciada a discussão no Parlamento sobre o fim da utilização de animais nos circos e espetáculos similares. O projeto-lei apresentado pelo Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), refere que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) comunicou, em agosto de 2016, a existência de cerca 1.136 animais, que são utilizados pelos circos, sendo eles na sua maioria: aves, répteis, cavalos, leões, póneis, tigres, camelos, burros, lamas, coelhos, tubarões, crocodilos, elefantes, entre outros.

Mudança dos dentes
Elimine a conduta destrutiva do cachorro
Tem de lutar diariamente com o seu cão para recuperar os seus sapatos? Aquelas pantufas tão cómodas com que via televisão ou os seus elegantes sapatos de salto agulha são agora da propriedade do seu cão e estão inutilizados e babados? Não sabe como o seu cachorro pode cometer essa tropelia, mas é muito simples, está a educá-lo mal.

Cão de rosna não morde? (mas deve ser respeitado)
A maioria das pessoas fica em pânico quando ouve o seu cão a rosnar. Na maioria das vezes, elas nem percebem porque isso aconteceu, que quebra de confiança, o que poderá ter acontecido para o seu cão se ter tornado "agressivo"? Neste artigo explorarmos situações em que o cão rosna ao dono ou a um membro do agregado familiar. Mas antes de mais, vamos deixar uma coisa perfeitamente clara. O rosnar é sempre um aviso, não uma declaração de ser um cão agressivo.

9 Dicas para treinar um cão pequeno
Muito frequentemente os cães de porte pequeno trazem ao de cima o instinto super protetor do seu tutor, por vezes até de um modo excessivo, uma vez que parecem tão frágeis e tão vulneráveis.

10 comidas de “pessoa” que o seu cão pode comer
É do conhecimento geral que demasiada comida “de humanos” pode fazer o seu cão ficar doente ou com excesso de peso. No entanto, há algumas comidas que podem ser adicionadas com segurança à dieta do seu cão, em quantidades moderadas, para lhe dar um impulso nutricional e trazer um pouco de variedade à refeição.

Grooming
Penteados para ocasiões especiais
Seja porque lhe apetece algo diferente ou exclusivo, para um evento ou para o Carnaval existe uma especialidade do Grooming chamada penteados. Uma moda muito popular no Brasil que chegou a Portugal com bastante sucesso.

Processionária
Uma lagarta temível para o seu cão
Com o fim do inverno a chegar, advém o desejo de aproveitar os primeiros dias de sol na natureza. No entanto, esteja bem atento à sua volta, pois a presença de pinheiros em redor poderá desencadear graves perigos para o seu animal, através do contacto deste com as lagartas do pinheiro ou também conhecidas como processionárias (Thaumetopoea pityocampa).

Veterinária
O meu gato sofre de obstipação?

A obstipação é muito frequente em gatos, mas o facto de defecarem longe de “olhares indiscretos” e, normalmente, em caixas fechadas, faz com que esta alteração possa passar despercebida a muitos tutores.

Devo revacinar anualmente o meu cão? (Parte III)
O sistema imunitário e as doenças infeciosas
Nesta terceira parte do artigo explicamos quais são as principais doenças infectocontagiosas para as quais o seu animal deve de estar eficazmente protegido e se a vacinação é realmente a forma mais eficaz ou segura para o fazer.

Artigos relacionados

Edição nº 242 – Julho 2017

Existem cães potencialmente perigosos? Esta é a grande questão a que respondemos na edição de julho.
A raça do mês é o Rottweiler, uma cão de utilidade e também de família, num artigo assinado pelo Rottweiler Clube de Portugal.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos do fígado gordo, um problema que surge quando o gato sofre um período de anorexia com origem numa doença ou em consequência de um evento que lhe cause stress.

Edição nº 239 – Abril 2017

No mês de abril temos o inconfundível Teckel, muitas vezes chamado de “cão salsicha”, pela sua forma alongada de patas curtas. E o Antigo Cão de Pastor Inglês, mais conhecido como Bobtail, um peluche XXL de pelagem exuberante.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos da cistite idiopática felina, uma doença urinária muito ligada ao stress. A raça este mês é o americano Maine Coon, o maior felino doméstico e um animal de companhia ideal para a família.

Edição nº 232 – Setembro 2016

A raça deste mês é o elegante a atraente Cão Boeiro de Berna, mais conhecido por Bouvier Bernois. Oriundo da Suíça, onde nas suas origens transportava vasos de leite para queijarias de difícil acesso. Hoje em dia assume-se como cão de família.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos dos grupos sanguíneos e explicamos como escolher uma transportadora e habituar o seu gato a esta. A dica felina do mês é dedicada ao regime alimentar do gato, um carnívoro muito gourmet.