Edição nº 244 – Setembro 2017

Collie de pelo comprido
Neste mês escolhemos a raça Collie de pelo comprido, ou Rough Collie, que ficou conhecida mundialmente pela publicação do livro de Eric Knight "O Regresso de Lassie", em 1940, e pela realização do filme com o mesmo nome, seguido pela série de televisão.

Gatos...
Nos artigos dedicados aos gatos falamos do hipertiroidismo, a doença glandular mais comum e um dos pontos-chave do check-up geriátrico do seu melhor amigo, pois a idade média de começo dos primeiros sinais é por volta dos 12-13 anos.
E damos-lhe dicas para conseguir administrar medicamentos, e fazer tratamentos simples, sem arranhadelas.

Cães no Google: As 10 questões mais procuradas
A Google revelou as 10 questões relacionadas com cães mais procuradas no seu motor de busca, que foram respondidas por conceituados médicos veterinários a convite da Sociedade Veterinária Americana para o Comportamento Animal (AVSAB). Partilhamos essas perguntas e respostas nesta edição.

Cão Juris: Um guia para os cães-guia
Tudo na vida é regulado por Lei, seja ela permissiva ou proibitiva, a Lei, como ordenadora de condutas, tem sempre uma palavra a dizer e sobre os nossos amigos que mais do que assistentes, são nossos verdadeiros companheiros de jornada, não poderia ser exceção: falamos dos cães-guia e dos requisitos legais que envolvem fazer-se acompanhar de um. Existem diferentes categorias de cães de auxílio: cães-guia, cães para surdos e cães de serviço.

4 brincadeiras que pode fazer com o seu cão dentro de casa
Esta é uma altura do ano pela qual quase todos ansiamos que chegue. Queremos aproveitar os dias ao máximo e imaginamos todas as aventuras que vamos fazer e quais aquelas em que o nosso cão pode participar. Mas quando está muito calor, há brincadeiras que podemos ter com ele dentro de casa para gastar a sua energia física e mental.

O que é a “Licença de Cachorro”?
Interações com outros cães
Um bebé não é um adulto, seja nas pessoas e nos cães. Aquilo que se permite num frequentemente não é aceitável no outro, e há todo um processo de crescimento que ensina a evoluir para um membro funcional da sociedade. Vejamos um destes fatores, tipicamente pouco abordado na literatura.

O que considerar se está a pensar ter um cão
Alguns dos melhores momentos da nossa vida incluem certamente o dia em que conhecemos o nosso cão, o dia em que o acolhemos na nossa família e o seu primeiro dia na nossa casa. Esta decisão é de enorme importância e nunca deve ser tomada de ânimo leve. Abordamos as coisas em que deve pensar e ter em conta antes de acolher um novo cão em casa.

Grooming Comercial vs. de Exposição
O Grooming é, acima de tudo, uma forma de expressão artística. Existe uma “receita” que está de acordo com o estalão de cada raça, mas depois esta varia de cão para cão, porque apesar de serem da mesma raça não existem dois cães iguais e varia também pela forma como cada um interpreta aquilo que vê no standard da raça. 

Amanda & Boris: Os rostos do Le Terrier Studio
Amanda Teixeira aliou a sua paixão pela fotografia e amor pelos cães, e lançou o projeto Le Terrier Studio. Um estúdio de fotografia, muito perto de Lisboa, onde é possível agendar uma sessão fotográfica com o seu cão num espaço totalmente Dog Friendly, com vários cenários e acessórios. 

Veterinária: A obesidade e a diabetes
Atualmente, a obesidade afeta 40% dos cães em Portugal e é considerada só por si uma doença, para além de promover o aparecimento de outras, nomeadamente, a Diabetes Mellitus.

Gatos: Dar medicamentos… sem arranhadelas!
Quando o seu gato está doente e depois de consultar um médico veterinário, a administração da medicação será feita por si em casa. Os gatos são animais extraordinariamente desafiantes no que respeita à toma de medicação ou à realização de pequenos tratamentos médicos.

Veterinária: Hipertiroidismo felino
A doença mistério do passado que se tornou epidemia no presente
O hipertiroidismo é a doença glandular mais comum e importante do gato. Foi no início dos anos 70 que começou a ser diagnosticada e atualmente é testada de forma rotineira na clínica de gatos. Aliás é um dos pontos-chave do check-up geriátrico do seu melhor amigo.

Saúde Animal Natural: Síndrome de Wobbler
A síndrome de Wobbler é uma doença da coluna cervical caudal, ou seja, surge na região do pescoço mais próxima do tórax do animal, e afeta as últimas vértebras desta região da coluna. Os sinais precoces desta doença são facilmente confundidos com os de outras doenças ortopédicas ou neurológicas da coluna lombar e torácica e devem de ser diferenciados atempadamente para evitar que a doença progrida até à incapacidade total.

Artigos relacionados

Edição nº 226 – Março 2016

Este mês escolhemos o pequeno Beagle. Um companheiro excelente, de expressão sempre feliz, muito frequente nos meios rurais e citadinos. A raça portuguesa é o Cão de Castro Laboreiro, um cão de guarda e de família, rústico e de índole nobre.
Nos artigos de gatos desvendamos as origens do gato doméstico, uma história longa ao nosso lado. Continuamos a falar de saúde oral, abordando as doenças dentárias mais frequentes e os sinais a que o dono deve estar atento. A dica felina do mês fala da natureza de caçador do gato, dentro e fora de casa.

Edição nº 248 – Janeiro 2018

A raça de janeiro é o Fox Terrier de pelo cerdoso, o aventureiro e intrépido cão do Tintim. Nos artigos dedicados aos gatos damos a conhecer o catnip, uma erva da família da hortelã capaz de lhes despertar um comportamento mais relaxado e divertido.

Edição nº 232 – Setembro 2016

A raça deste mês é o elegante a atraente Cão Boeiro de Berna, mais conhecido por Bouvier Bernois. Oriundo da Suíça, onde nas suas origens transportava vasos de leite para queijarias de difícil acesso. Hoje em dia assume-se como cão de família.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos dos grupos sanguíneos e explicamos como escolher uma transportadora e habituar o seu gato a esta. A dica felina do mês é dedicada ao regime alimentar do gato, um carnívoro muito gourmet.