Edição nº 243 – Agosto 2017

Raças que adoram água!

Existem cães que parecem que podiam viver dentro de água, tal é a satisfação, alegria e à vontade que têm quando estão neste meio. Além dos passeios diários, aproveite as férias e os fins de semana, para passar um dia diferente num local onde o seu cão possa nadar e chapinhar. Existem imensos jogos que se podem fazer e com este calor de certeza que ele vai adorar!

Se é amante de atividades aquáticas damos-lhe algumas sugestões de raças que têm uma aptidão natural para serem bons nadadores, como o Cão da Terra Nova, o Golden Retriever e o Retriever do Labrador. Sem esquecer o nosso Cão de Água Português, exímio nadador, que ficou reconhecido como ajudante dos pescadores portugueses.

Quais as praias em que é permitido e proibido levar cães
Este é um tema sobre o qual muitos donos têm dúvidas. Afinal, a que praias podemos levar os nossos cãopanheiros?

Este ano o título de Dog Photographer of the Year veio para Portugal
Entrevista a Maria Davison, vencedora da 12ª edição do “Dog Photographer of the Year”, com a fotografia de uma cadela bebé, a Yzma, a descansar junto aos pés da sua dona.

Dicas para as viagens de carro
O verão é, normalmente, a altura do ano em que os animais de companhia mais viajam. Neste artigo damos-lhe algumas dicas para que viaje com o seu cão ou gato de carro sem sobressaltos.

Partir o vidro ou não partir? Eis a questão
Quando uma notícia vira uma verdade danosa
Há algum tempo que circula uma notícia nas redes sociais, a informar que caso vejamos um cão – animal – dentro de um carro, fechado e exposto ao calor, poderemos legitimamente quebrar o vidro adotando o procedimento de tirar uma fotografia antes, na qual figure o animal no seu interior, e depois. A notícia propagou-se viralmente e até poderá fazer sentido tal explicação, no entanto não o deverá fazer.

Atividades aquáticas com cães
Nadar é algo de muito saudável para um cão. Embora o verão seja a altura do ano mais apetecível para desenvolver atividades aquáticas com o nosso amigo de 4 patas, existem outros períodos do ano em que tal é igualmente viável.

Abandono de animais
Um problema de todos?
Em Portugal é crime abandonar um cão, no entanto, e apesar de termos avançado significativamente no que toca à lei, pouco ou nada avançamos quanto ao seu cumprimento, e nos períodos de férias continuamos a ver um aumento significativo dos abandonos.

Adote um cão SRD
Num cão sem raça definida (SRD) é impossível definir a raça. Os cães SRD são únicos, não vamos encontrar nenhum outro cão que seja visualmente igual ao nosso. Será inconfundível!

Treino | Tocar na mão
1001 utilidades para um comportamento muitas vezes esquecido
Há comportamentos tão simples que muitas vezes nem nos lembramos de os ensinar e utilizar, mas que quando nos apercebemos deles, ficamos a pensar “como consegui viver até agora sem isto”? O tocar na mão é um deles. Veja para que pode servir.

Grooming nas férias
Dicas para antes, durante e depois!
Chegaram as férias, os banhos de mar ou de rio, os longos passeios e piqueniques. Se tem um animal de estimação é natural que queira levá-lo consigo para todo o lado. E, a não ser que arrende uma casa onde não sejam permitidos animais, se o levar consigo, a última coisa que quer é ter de passar muito tempo a tratar-lhe do pelo.

Veterinária | Síndrome braquicefálica
O termo “braquicefálico” define indivíduos da espécie canina em que a porção do crânio que inclui o nariz, rosto e maxilar superior é extremamente encurtada. Alguns exemplos de raças braquicefálicas são: o Bulldog Inglês, o Bouledogue Francês, o Boxer, o Pug e o Pequinês. Quando um médico veterinário fala em Síndrome Braquicefálica está a referir-se aos problemas respiratórios superiores (traqueia, laringe, faringe, nariz e boca) que alguns destes cães podem exibir.

A vida social dos gatos
Os gatos são seres complexos, no que diz respeito a quase tudo, e a sua vida social não é exceção, podendo ter passagens dignas de uma qualquer rede social, das que usamos diariamente. Conseguem sobreviver sozinhos e podem levar uma existência solitária, mas também têm vantagens em viverem em grupos com muitos indivíduos.

As conversas são como as cerejas!
Na rubrica Saúde Animal Natural falamos de cerejas - que têm propriedades anticancerígenas (anti-oxidantes naturais) e anti-inflamatórias, bem como elevados níveis de melatonina, não esquecendo ainda toda a componente nutricional, mineral e vitamínica que aportam.

Artigos relacionados

Edição nº 227 – Abril 2016

Este mês escolhemos o Boxer e publicamos um artigo assinado pelo Boxer Club de Portugal que fala das várias vertentes desta raça tão popular. A raça portuguesa é o Cão de Água Português, uma raça bonita e elegante, mas também ativa e robusta, que adora acompanhar os donos em todas as situações.
Nos artigos de gatos falamos sobre a tosse, que muitas vezes é confundida com eliminação de bolas de pelo. No entanto, não é comum um gato tossir e é um sinal de alerta! A dica felina do mês fala do desafio de cuidar de um gato maduro.






Edição nº 242 – Julho 2017

Existem cães potencialmente perigosos? Esta é a grande questão a que respondemos na edição de julho.
A raça do mês é o Rottweiler, uma cão de utilidade e também de família, num artigo assinado pelo Rottweiler Clube de Portugal.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos do fígado gordo, um problema que surge quando o gato sofre um período de anorexia com origem numa doença ou em consequência de um evento que lhe cause stress.






Edição nº 226 – Março 2016

Este mês escolhemos o pequeno Beagle. Um companheiro excelente, de expressão sempre feliz, muito frequente nos meios rurais e citadinos. A raça portuguesa é o Cão de Castro Laboreiro, um cão de guarda e de família, rústico e de índole nobre.
Nos artigos de gatos desvendamos as origens do gato doméstico, uma história longa ao nosso lado. Continuamos a falar de saúde oral, abordando as doenças dentárias mais frequentes e os sinais a que o dono deve estar atento. A dica felina do mês fala da natureza de caçador do gato, dentro e fora de casa.