Edição nº 242 – Julho 2017

Existem cães potencialmente perigosos?
Os mitos e os factos desta pergunta

Incidentes recentes levaram a que jornais e televisão fizessem notícias sensacionalistas sobre ataques e mordidas de cães. Por esse motivo temos um artigo sobre este tema que explica os factos e os mitos associados aos cães potencialmente perigosos, pois é essencial educar, informar e dar poder aos tutores através da informação para conseguirem educar, treinar e viver com os seus cães de uma forma salutar e bem adaptada à sociedade, independentemente da raça, tamanho ou cor.

Rottweiler
Morfologia, temperamento e caráter
Olhar sereno, sempre atento ao mundo que o rodeia, personalidade forte, fisicamente robusto, seguro, autoconfiante, inteligente, leal, incorruptível, dedicado e meigo são tudo características que qualificam o Rottweiler. Mas há muitas mais nesta raça fantástica! Um artigo assinado pelo Rottweiler Clube de Portugal.

 

Veterinária | Cuidados durante as férias!
E porque as férias de verão estão à porta, está na hora de tomar uma importantíssima decisão: levar, ou não, o seu animal de estimação consigo! Para o seu amigo de quatro patas, todos os dias já são especiais e uma mudança brusca na rotina poderá ser alarmante. Neste artigo abordamos alguns dos critérios que deve ter em conta para essa decisão, assim como a prevenção de diversas situações de perigo.

Hotel ou pet sitting
Soluções para as férias

Se o nosso cão ou gato não nos acompanhar, existem algumas soluções a ponderar, as mais frequentes são deixá-lo num hotel, deixá-lo em casa aos cuidados de um serviço de pet sitting ou em casa de um amigo ou familiar. Mas também há websites que colocam donos em contacto em Portugal e no estrangeiro. Explicamos todas estas opções!

Como manter o seu cão realmente fresco no verão
Nesta altura do ano, é costume a maioria dos donos ainda pensarem que o melhor a fazer para manter o seu cão fresco é raparem-lhe o pelo. No entanto, na grande maioria dos casos, é exatamente o oposto. Rapar o pelo ao seu animal na altura de maior calor é o pior que lhe pode fazer.

Seguros para animais
Vantagens de ter um!
Há seguros de responsabilidade civil, requisito apenas obrigatório para detentores de alguns cães, e seguros de saúde, que devem ser vistos como uma poupança de dinheiro e uma mais-valia para o bem-estar dos nossos companheiros.

Ter um cão com pedigree
Snobismo ou uma ferramenta valiosa?
Considerado por uns como um utensílio imprescindível que deve acompanhar cada animal, e por outros como um pedaço de papel perfeitamente inútil, qual o valor real de conhecer o pedigree do seu cão?

Cão Juris | Os animais e o desporto
Ainda que não pensemos muito no assunto, existem vários desportos em que são utilizados animais e outros tantos em que, os animais são o próprio desporto. Exemplo do primeiro caso são as corridas de cavalos, as corridas de trenó e mesmo as corridas de galgos. Para o segundo caso, temos o tiro ao pombo, caça e pesca desportiva, entre outros. E aqui se gera a questão: serão os animais passíveis de utilização para fins desportivos, seja a que nível for?

Leishmaniose canina
Um olhar a partir da saúde natural!
A Leishmaniose é uma realidade entre a população canina mundial que já atingiu uma expressão considerável. Em algumas regiões do mundo a prevalência da doença atinge taxas elevadas e neste contexto torna-se importante que esteja corretamente informado sobre o que é, como se transmite mas, mais importante, como prevenir, evitar a sua propagação e lidar com a doença.

Fígado gordo
O meu gato está em risco?
A doença do fígado gordo é uma afeção que surge quando o gato sofre um período de anorexia com origem numa doença ou em consequência de um evento que cause stress no seu melhor amigo.

Jane Goodall traz a Lisboa a voz dos animais
Uma voz que ecoa há mais de 55 anos pelos animais
A National Geographic Summit decorreu pela primeira vez em Lisboa, a 25 de maio, com o Teatro Tivoli como pano de fundo. Apresentado por Catarina Furtado, o evento trouxe a Portugal oradores de renome mundial, como Jane Goodall, Jodi Cobb e Tristram Stuart.

Fotografia da capa: Pr. João FerreiraLe Terrier Studio

.

Artigos relacionados

Edição nº 224 – Janeiro 2016

Este mês escolhemos para a capa o Basset Hound, um cão de aparência inconfundível, com admiradores em todo o Mundo, conquistados pela doçura do seu olhar e longas orelhas. A raça nacional é o Barbado da Terceira que veio dos campos açorianos para as cidades, como cão de companhia.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos de hipertensão, a importância de ter esconderijos em casa, obesidade e alimentação de gatinhos em crescimento.






Edição nº 237 – Fevereiro 2017

Em fevereiro temos o Bulldog Inglês que apesar da sua aparência que alguns consideram feia e agressiva, é um dos cães mais doces e divertidos que existe. E o elegante English Springer Spaniel, um cão alegre, versátil e um verdadeiro cúmplice para todos os membros da família.
Nos artigos dedicados aos gatos explicamos algumas estratégias para aumentar a quantidade de água que o seu gato bebe diariamente e como saber se o seu companheiro é hipertenso. E damos a conhecer o American Curl, uma raça diferente, de orelhas encaracoladas.






Edição nº 230 – Julho 2016

Este mês escolhemos o Cão de Pastor Belga, uma raça com quatro variedades de aspeto bem distinto – Groenendael, Laekenois, Malinois e Tervueren. Cada uma com características específicas quanto ao tipo de pelagem, comprimento, textura e cor.
Nos artigos de gatos falamos sobre a Diabetes Mellitus, a segunda doença endócrina mais frequente em felinos, que afeta principalmente os gatos de meia-idade e mais velhos, e é mais comum em gatos machos do que em fêmeas. A dica felina do mês é dedicada à planificação das férias dos donos e seus companheiros.