Dois novos Educadores na ÂNIMAS

Dois novos cães iniciam uma nova etapa da sua vida, como Cães de Assistência para Crianças com perturbações do espectro do Autismo. O Benji e o Biu saíram de casa e foram para a Universidade.

Durante 6 meses, os dois cachorros estiveram em famílias de acolhimento. A Vera Paixão e a Filipa Duarte, bem como as suas famílias, tentaram enriquecer, de um modo positivo, o período fundamental para a sociabilização dos cachorros. No final, estavam de lágrimas nos olhos. O que é compreensível e saudável. A ÂNIMAS está-lhes reconhecidamente agradecida pelo trabalho desenvolvido.

A ÂNIMAS congratula-se pela chegada à sua equipa de dois novos Instrutores Caninos que se especializaram em Cães de Assistência para Crianças com Autismo, na Fundação Bocalán, após a frequência de um Curso de 7 meses.

Após cumprirem com os requisitos da ADI/ADEu para serem Educadores Caninos, Carlos Costa (Oliveira de Azeméis) e Abílio Leite (Vila Nova de Gaia) recebem estes cães da ÂNIMAS para que venham a ser Cães de Assistência para Crianças com perturbações do espectro do Autismo. Estes serão acompanhados pelo Educador António Correia Neves (Sabrosa) e pela restante equipa da ÂNIMAS.

A Presidente da ÂNIMAS, Liliana de Sousa (Professora do Departamento de Comportamento Animal do ICBAS), salientou a importância da entrada de dois novos Educadores para aumentar a capacidade de satisfazer os inúmeros pedidos existentes. Frisando que a ÂNIMAS entrega gratuitamente os Cães de Assistência aos beneficiários. Nem sequer lhes é condicionado a entrega à necessidade de arranjarem qualquer tipo de patrocínio, pois estas pessoas já têm obstáculos suficientes para ultrapassarem ao longo da sua vida.

A cerimónia decorreu no Cantinho das Aromáticas, em Vila Nova de Gaia.

Fotografias: ÂNIMAS

 

Artigos relacionados

Pet Festival | 7ª Edição foca-se na relação entre as crianças e os animais de estimação

“Os Animais e o Desenvolvimento Cognitivo das Crianças” é o tema da 7ª Edição do Pet Festival, a decorrer de 2 a 4 de fevereiro, na FIL.

Moçambique | Doenças alastram em animais bovinos

Surtos de febre aftosa e dermatose nodular estão a alastrar em animais bovinos no interior centro de Moçambique, anunciou a Direção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Tete.

Como pode ajudar os animais afetados pelo incêndio

A vaga de solidariedade e apoio para com as vítimas do incêndio e os Bombeiros envolvidos no combate às chamas também chegou aos animais e multiplicam-se nas redes sociais pedidos de ajuda e ofertas de voluntários para ajudar os afetados.