Dicas | Escolher um Hotel Canino e/ou Felino

Dicas | Escolher um Hotel Canino e/ou Felino

Se o nosso cão ou gato não nos acompanhar, existem algumas soluções a ponderar, as mais frequentes são deixá-lo num hotel, deixá-lo em casa aos cuidados de um serviço de pet sitting ou em casa de um amigo ou familiar.

patinha_314520998A procura do hotel
No verão, muitos donos enfrentam a tarefa de procurar um lugar de confiança para o seu companheiro enquanto estão ausentes. Neste assunto, decisões precipitadas de última hora não são aconselháveis.
Normalmente, os melhores hotéis são reservados com meses de antecedência. Planificar com antecipação dá a garantia de encontrar um hotel indicado para a data das suas férias.
Não seja ingénuo, não pense que todos os espaços são iguais, neste setor há instalações modelos e outras que não oferecem garantias.
O dono deve estudar o espaço nos seus mínimos detalhes, começando pela higiene, a alimentação, o tratamento, formação dos profissionais que cuidam do seu bem-estar, o serviço veterinário e tendo em conta, naturalmente, a relação qualidade-preço.

Clique_Aqui_hotelpatinha_314520998Como escolher o hotel
Deve fazer uma lista dos hotéis próximos da sua área de residência e/ou pedir ajuda ao seu médico veterinário. As opiniões boca a boca são, muitas vezes, a melhor garantia. E nem sempre o mais caro é o melhor. Fale com outros donos que lhe possam contar a sua experiência pessoal e recomendar um hotel.

patinha_314520998Alojamento de cães
No caso dos cães, normalmente, o alojamento standard tem um espaço fechado onde fica a sua caminha, comedouro e bebedouro, e um espaço ao ar livre. O local onde dorme e descansa deve ser abrigado, protegendo-o do calor, frio e chuva, sem correntes de ar, bem iluminado e ventilado.
No entanto, como muitos cães estão habituados a viver em casa com os donos, começam a surgir hotéis que disponibilizam espaços mais acolhedores e familiares, que podem incluir, entre outras coisas, sofá, tapete, música ambiente, televisão e um sistema de vídeo que permite ao dono ver o seu companheiro em tempo real, através do computador ou smartphone.
Deve haver ainda um parque maior onde os cães podem correr e interagir com outros. Alguns hotéis disponibilizam ainda uma piscina canina.

patinha_314520998Alojamento de gatos
No caso dos gatos é frequente as boxes terem plataformas de diferentes alturas e vista para o exterior. Os gatos gostam de observar o que se passa e deitar-se a apanhar sol. Em alguns hotéis felinos as boxes têm comunicação entre si, o que é ideal para gatos que vivem juntos.

patinha_314520998O preço do alojamento
O preço da diária é uma das preocupações do dono. Deve saber se este já inclui alimentação, seguro e acompanhamento veterinário no caso de doenças crónicas.
Normalmente, o preço varia segundo o tamanho do animal.
No caso dos cães, os de grande porte necessitam de um canil mais amplo que os cães pequenos, e a ingestão de alimento também varia notavelmente.
Muitos hotéis prestam serviços adicionais como banho, cuidados de gromming, treino ou Pet Taxi (ir buscar ou levar o cão a casa), que são pagos à parte.

patinha_314520998Medidas preventivas
Todas as vacinas devem estar em dia e o animal deve ter consigo o boletim de vacinas.
No caso dos cães deve incluir a vacinação contra a tosse do canil, pois atualmente, a maioria dos hotéis caninos exige como requisito aos cães que entram nas suas instalações que estejam vacinados contra a tosse do canil.
A prevenção contra parasitas externos também é importante. Se aplicarmos um spot on devemos faze-lo 48 horas antes de o animal dar entrada no hotel.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Veja no nosso Guia Comercial contactos de Hotéis Canino e/ou Felinos e serviços de Pet Sitting.

 

 

Artigos relacionados

Londres | Café serve donuts e capuccinos a cães

Há um café em Londres muito especial para todos os patudos… Descubra porquê!

Associações de Proteção Animal

Lista de contactos de Associações de Proteção Animal por Distrito, para ajudar quem pretende adotar um cão ou gato.

Sugestão de colete para as Associações que cuidam de gatos

Baseado na ideia das bolsas das mães cangurus, a Animal Rescue League of Boston partilhou um conceito que ajuda a socializar gatinhos ferais para a sua posterior adoção e que pode ser aproveitado por outras Associações de proteção animal.