Curso de Intervenções Assistidas por Animais

A Ânimas vai iniciar no final de março uma ação de formação de Duplas para Intervenções Assistidas por Animais (IAA), para a admissão das Duplas será feita uma entrevista ao Tutor e um exame de temperamento ao cão, no dia 24 de março.

A ÂNIMAS é uma Associação sem fins lucrativos que visa ceder de forma gratuita Cães de Assistência, promover programas de Intervenções Assistidas por Animais e realizar ações de formação e trabalhos de investigação científica. Sendo uma entidade certificada pela Assistance Dogs Europe e divulgada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

O Curso de Intervenções Assistidas por Animais irá decorrer em Vila Nova de Gaia e terá uma duração de 150 horas, que se prolonga por 6 meses. Decorrendo aos sábados e/ou domingos, com algumas sessões durante a semana para visitas a entidades onde se desenvolvem IAA.

Liliana de Sousa, Professora no ICBAS e Presidente da ÂNIMAS salienta a importância desta formação para quem quer “potenciar o seu trabalho tendo no cão um excelente catalisador das ações desejadas”. Refere, ainda, que toda a “formação é focada nos benefícios que irão ser proporcionados aos participantes nas sessões de IAA”.

Sebastião Castro Lemos, Coordenador da equipa de Instrutores dos Cães de Assistência, realça a importância do vínculo entre o Tutor e o Cão, como salvaguarda e garantia de conhecimento do mínimo sinal de stress/desconforto por parte do cão, no decorrer do trabalho. “Optamos por extender a formação com vista a uma correta e adequada formação do cão de modo a que no exame final a Dupla seja capaz de superar qualquer dificuldade que surja no contexto real. A formação é feita para a Dupla, ou seja, o cão deverá estar sempre presente, em todas as sessões, quer nas teóricas e nas práticas”.

O cão poderá ser reactivo a outros animais, mas não poderá mostrar qualquer sinal de agressividade para com as pessoas. O cão nunca pode ter tido treino de defesa, mesmo que em situação de desporto. O candidato deverá ter um vínculo forte com o cão, devendo este ter mais de um ano. De referir que no final da formação haverá um exame escrito para o tutor e um exame prático à Dupla.

Os interessados solicitar a ficha de inscrição e restante informação pelo e-mail: animas@animasportugal.org

 

Artigos relacionados

Tratador de Zoo no Japão morre ao ser atingido pela tromba de um elefante

Wichai Madee, de 37 anos, lavava um elefante asiático quando este agitou a cabeça de forma violenta e o atingiu, batendo com a cabeça “na jaula ou no chão”.

Projeto Fiel em Évora já permitiu a adoção de 15 cães para a Bélgica e a Holanda

O Projeto Fiel do Serviço Veterinário Municipal, em Évora, tem como objetivo a alteração de comportamentos e mentalidades em relação a animais de companhia.

Ex-Presidente da Coreia do Sul acusada de abandonar nove cães

Park Geun-hye, a primeira mulher presidente da Coreia do Sul, é acusada de abandonar nove cães, depois de ter sido destituída do cargo por um escândalo de corrupção.