Cão da Serra da Estrela

Cão da Serra da Estrela

CLIQUE-AQUIQuem não conhece o Cão da Serra da Estrela, a raça nacional mais famosa de cão de proteção de rebanhos contra predadores (entre os quais o Lobo Ibérico), e incorruptível guardiã de propriedades?

Este cão grande, molossóide de tipo mastim, é um animal rústico, de atitudes imponentes, imponente mas com viveza de andamentos. A cabeça é forte e volumosa, com nariz e mucosas bem pigmentadas de preto. A expressão é característica, nobre, calma e expressiva. Os olhos são pequenos e ovais, de cor âmbar escuro. As orelhas de inserção média, triangulares e pequenas, devem ser repuxadas para trás. A cauda, de inserção média, forte e grossa, termina em gancho. São típicos os presunhos simples ou duplos nos membros posteriores. A altura ao garrote nos machos pode variar dos 65 aos 73 cm, para um peso expectável de 45 a 60 kg. As fêmeas variam entre os 62 e os 69 cm para um peso de 35 a 45 kg. Em ambos os sexos, há uma tolerância de 2 cm no limite superior da altura.

"O Cão da Serra da Estrela tem duas variedades de pelo, a curta e a comprida, mais conhecida. Em ambos os casos, a pelagem é forte e abundante, ligeiramente grosseira, com subpelo de pelos finos e abundantes; nos membros e cabeça, o pelo é mais curto. Na variedade de pelo comprido o pelo é mais comprido na zona do dorso, pescoço e cauda que é farta grossa e franjada. A variedade de pelo curto não apresenta franjas na cauda. Entre as duas variedades, a única diferença é apenas e só o comprimento do pelo."

Quanto à cor, apesar de as pessoas estarem habituadas apenas aos cães fulvos (amarelados), há uma gama bem mais ampla – incluindo o amarelo, o cinza, o lobeiro e o raiado (riscas negras sobre um fundo amarelo, fulvo ou cinza). Em qualquer dos casos, é típica a máscara negra no focinho. Podem ocorrer malhas brancas nos pés e mãos e, em pequena extensão, na garganta e peito.

CC231Apurado durante séculos para cumprir a função de destemido guardião de rebanhos, muitas vezes sem a presença do pastor, este cão defende com tenacidade o que lhe é confiado. É um fiel companheiro da família, mas inadequado para uma vida estritamente urbana, em apartamento. Precisa de espaço e de sentir regularmente a liberdade de movimentos.

 Saiba mais sobre esta raça na revista “Cães & Companhia” nº231 – Agosto 2016

Artigos relacionados

Pinscher Miniatura

Curioso, brincalhão, audaz e impetuoso, o Pinscher Miniatura é um agradável cão de família e de companhia.






Cão de Pastor Alemão

Originário da Alemanha, o Cão de Pastor Alemão é o cão de utilidade mais procurado em todo o Mundo e um dos mais famosos cães de companhia.






Cocker Spaniel Inglês

A popularidade do Cocker Spaniel Inglês como cão de companhia deve-se a várias razões, duas delas é a sua personalidade e o tamanho.