Canon EOS-1D X a câmara escolhida para filmar “Isle of Dogs”

No novo filme “Isle of Dogs” de Wes Anderson, cineasta e produtor americano, foram utilizadas mais de 80 câmaras Canon EOS-1D X nas filmagens. Podia-se esperar que seria filmado com câmaras de cinema, mas, para Tristan Oliver, Diretor de fotografia do filme, a Canon EOS-1D X foi a escolha acertada.

História do filme
Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Mas o pequeno Atari não aceita se separar do cachorro Spots. Ele convoca os amigos, rouba um jato em miniatura em parte em busca de seu fiel amigo. A aventura vai transformar completamente a vida da cidade.

Ao longo de todo o processo a Canon EOS–1D X destacou-se entre as demais DSLRs por conseguir dar resposta aos contantes desafios que a equipa de produção teve de enfrentar. Os criadores do filme – que moviam os fantoches no filme em stop motion – para garantir que cada fantoche estava no seu devido lugar tiveram de utilizar de forma permanente o modo Live View, um desafio para a grande maioria das DSLRs que estravam em sobreaquecimento após algum tempo de utilização.

Tristan trabalhou neste filme durante dois anos e três meses. Antes de se dar início às filmagens de um filme de stop motion tem de se criar um guião elaborado, e a partir daí produzir-se toda a animação, conjugando a parte técnica dos movimentos de cada fantoche com a sincronização perfeita dos diálogos. A câmara escolhida capta todos os segundos da ação com disparos contínuos de até 12 fps, que podem chegar aos 14 fps a super alta velocidade, com sequências de disparos contínuos de até 180 imagens.

Ao todo existiam 50 cenários e era importante para Tristan que as pessoas quando vissem o filme não percebessem a diferença na luz, entre diferentes cenários, e nas diferentes pessoas que trabalharam e captaram o filme.

A resolução da imagem ultrapassou a qualidade exigida tornando este projeto alvo de excelentes críticas pela aparência inspirada no cinema Japonês.

Artigos relacionados

Catnip CatUP®

A marca CatUP® tem uma linha de produtos pensados especialmente para o seu gato que contêm catnip orgânico, uma planta da família da hortelã que estimula os gatos a brincar, deixando-os relaxados.

LOiAL lança novo champô

LOiAl – bath essence é um champô fisiológico hidratante para cães e gatos.

Os animais nunca mais ficarão sozinhos

Pawbo, uma empresa subsidiária da Acer, anunciou o lançamento da nova Pawbo+, uma câmara interativa wireless com dispensador de guloseimas e apontador laser, dedicada aos animais de estimação.