Braga disponibiliza “Cheque Veterinário” a famílias carenciadas

Braga disponibiliza “Cheque Veterinário” a famílias carenciadas

O Município de Braga estabeleceu um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários de forma a implementar no Concelho o Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco. O ‘Cheque Veterinário’ destina-se a famílias carenciadas do Concelho ou a quem adoptar um animal de companhia no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga.

“Esta medida é o cumprimento de uma promessa eleitoral assumida pelo actual Executivo. Trata-se de um mecanismo que vai permitir que as famílias carenciadas e todos os que adoptarem animais no nosso CRO, possam usufruir gratuitamente de tratamentos médico-veterinários para os seus animais de companhia”, explicou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, após a reunião do Executivo Municipal que se realizou a 19 de março, no gnration, em Braga.

O “Cheque Veterinário” representa um investimento anual de 25 mil euros por parte do Município e tem como objectivo criar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas. A esta parceria juntaram-se várias clínicas do Concelho e o Município espera agora que mais clínicas veterinárias adiram a este protocolo.

“A juntar a este programa a Autarquia Bracarense está a implementar o projecto de Captura, Esterilização e Devolução dos animais (CED) que está a ser desenvolvido em parceria com associações devidamente acreditadas para acompanhar animais, de forma a promovermos o bem-estar animal e a defesa da saúde pública”, adiantou Ricardo Rio.

Fonte: Município de Braga

Artigos relacionados

Derrick Campana: o médico que faz próteses para animais

Desde que aceitou o desafio lançado por um veterinário, Derrick Campana já criou mais de 25 mil próteses para vários tipos de animais.

Cães podem ir com os donos para a Nestlé Portugal

A Nestlé Portugal anunciou esta semana que os cães dos seus 800 colaboradores passam a poder ir para os escritórios da sua sede todos os dias e a qualquer hora.

Plataforma online promove e facilita adoção de animais abandonados

Já está online uma plataforma de adoção responsável de animais, desenvolvida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a Associação de Defesa dos Direitos de Animais e Floresta (ADDAF).