Barbado da Terceira

Barbado da Terceira

02-Banner-Clique-aquiDe base, é um cão de pastoreio de gado bovino, muito abundante na ilha, podendo também ser usado com sucesso na condução de ovinos e caprinos. Nos últimos anos, tem sido cada vez mais utilizado para companhia e guarda, sendo essa a função atual da maioria dos exemplares. Existem também cães a praticar desporto – Obediência e Agility – com bastante sucesso.

É uma raça de médio porte, com aspeto volumoso e robusto, mas extremamente ágil. Os machos medem de 52 a 58 cm, as fêmeas têm 48 a 54 cm; há tolerância até aos 60 cm.

O pelo é longo e algo ondulado, com subpelo abundante. Ainda há alguma variação a nível da textura, mas não deve ser áspero. As cores são o preto, cinza, fulvo ou amarelo, com ou sem malhas na cabeça, pescoço, peito, ventre, membros e ponta da cauda. Tradicionalmente a cauda é amputada e as orelhas são cortadas em redondo, mas é cada vez mais comum ver cães com orelhas e/ou caudas inteiras.

"Debaixo do ar de “ursinho de peluche” há um cão a sério e a sua maior felicidade é agradar ao dono!"

O Barbado é um cão voluntarioso e de caráter afirmado. Debaixo do ar de “ursinho de peluche” há um cão a sério! A sua maior felicidade é agradar ao dono, pelo que é muito fácil de educar e de treinar, aprendendo rápida e facilmente o que se lhe ensina. Requer um dono com experiência, pois é um cão que gosta de testar os limites, sobretudo na adolescência.

É um ótimo companheiro das crianças, mas como com qualquer cão as interações deverão ser vigiadas. Pode entender-se bem com outros cães, mas tem tendência a ser um pouco brigão, principalmente com cães estranhos.

 Texto e fotografias: Carla Cruz

Artigos relacionados

Cocker Spaniel Inglês

A popularidade do Cocker Spaniel Inglês como cão de companhia deve-se a várias razões, duas delas é a sua personalidade e o tamanho.

Retriever do Labrador

O Retriever do Labrador é um cão polivalente e um ótimo companheiro. pois vive e sente a família com uma dedicação incondicional.

Pinscher Miniatura

Curioso, brincalhão, audaz e impetuoso, o Pinscher Miniatura é um agradável cão de família e de companhia.