Como pode ajudar os animais afetados pelo incêndio

Como pode ajudar os animais afetados pelo incêndio

A vaga de solidariedade e apoio para com as vítimas do incêndio e os Bombeiros envolvidos no combate às chamas também chegou aos animais e multiplicam-se nas redes sociais pedidos de ajuda e ofertas de voluntários para ajudar os afetados.

patinha_314520998Tendo como ponto de partida os vários apelos que temos visto e recebido, reunimos uma lista de sugestões de medicamentos e outros produtos médico-veterinários que pode entregar como donativo para os animais afetados pelos incêndios: compressas normais, compressas vaselinadas, ligaduras, cremes gordos, vaselina purificada, soro fisiológico, colírio (preferencialmente unidoses), vet rap, rolo ortopédico de algodão, clorexidina, amoxicilina + ácido clavulânico, bephantene plus, omnimátrix, solemedrol, maxilase, biafine e caladryl.

 

patinha_314520998O presidente da Cooperativa Agro-Pecuária do Sudoeste Beirão (Casan), que abrange Pedrogão e Figueiró dos Vinhos, alertou que há ajuda alimentar para os animais pecuários que sobreviveram aos fogos – alimentos, rações, fenos e palha enfardada. Os produtores que precisam de alimentação para os seus animais deverão entrar em contacto com a CASAN, a Junta de Freguesia de Vila Facaia, a FICAPE ou qualquer um dos médicos veterinários destes concelhos. Mais informação AQUI.

 

patinha_314520998O Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) e a Codivet – Cooperativa de Distribuição e Comercialização Produtos Veterinários, CRL emitiram um Comunicado Oficial sobre os incêndios de Pedrógão Grande, no qual manifestam o seu profundo pesar e apresentam as suas sentidas condolências às famílias das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.
E informam que o SNVM e a Codivet pretendem prestar a sua solidariedade através da disponibilização gratuita de medicamentos para os animais afetados pelos incêndios. Deslocando-se presencialmente para avaliar a situação, para determinar a medicação necessária e as respetivas quantidades.
O SNMV e a Codivet apelam ainda à colaboração de todas as entidades envolvidas nas operações relacionadas com os incêndios para que o auxílio prestado se possa realizar o mais rapidamente possível.

patinha_314520998Crowdfunding para as vítimas não humanas do incêndio de Pedrógão
A Petable, em articulação com a Ordem dos Médicos Veterinários, criou uma campanha de crowdfunding para ajudar os animais que estão a ser afetados pela enorme tragédia que está a afetar a zona centro.
https://www.gofundme.com/portugal-wildfire-animals

patinha_314520998A Santa Casa de Misericórdia de Pedrogão Grande lançou um apelo no sentido de angariar alimentos para animais de espécies pecuárias, que neste momento são o grupo de animais mais atingido pelo incêndio. Principalmente: fardos de palha e ração para pequenos ruminantes. Que podem ser entregues nas suas instalações.

patinha_314520998A Equipa Cinotecnica Bombeiros Valongo lançou um apelo no Facebook para a recolha de donativos que serão levados no dia 22 (quinta-feira) para entregar aos médicos veterinários e Associações que estão a dar apoio aos animais vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. Recolha no quartel dos Bombeiros Voluntários de Valongo.

patinha_314520998A Associação “Pegadas & Bigodes“, localizada em Pedrogão Grande, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo acolher, tratar e encaminhar para adoção os animais abandonados da região. Na sequência do incêndio que assola esta zona publicou na sua página de Facebook: “Devido ao incêndio de enormes dimensões que está a lavrar em todo o concelho de Figueiró dos Vinhos, e que se está a aproximar do abrigo da Pegadas e Bigodes, informamos que os nossos 65 cães que lá vivem estão a ser evacuados para locais onde estejam em segurança. A evacuação dos cães está controlada, no entanto podemos vir a precisar de mais famílias de acolhimento nos próximos dias.”

patinha_314520998Existe um outro abrigo de uma senhora chamada Celeste Lobo que foi atingido pelo incêndio. As informações existentes são escassas e algumas contraditórias. Apesar da intervenção dos bombeiros, o abrigo foi destruído pelo incêndio e os animais foram soltos.

patinha_314520998A Ordem dos Médicos Veterinários criou um email solidário – apoio.solidario@omv.pt – para os Colegas que pretendam manifestar a sua disponibilidade para ajudar.

Entretanto, já há também vários posts na rede social Facebook de médicos veterinários a oferecer-se como voluntários para ajudar os animais afetados por esta tragédia.

Clínica Veterinária da Covilhã
Colegas das localidades afectadas pelos incêndios, sabendo que não são apenas as pessoas as afectadas nestas situações e que os Animais também podem estar a precisar de ajuda, acreditando que só os veterinários da zona podem não ser os suficientes para apoiar as situações de urgência que vos chegam, devido à pouca distância a que nos encontramos, desde já disponibilizamos a deslocação de um dos nossos veterinários para qualquer apoio que precisem! 
Os colegas veterinários municipais e outros disponham por favor.
Contacto: 275 325 755

Vetfigueiró, Lda.
A toda a população atingida pelo incêndio, informamos que a Vetfigueiró disponibiliza os serviços médicos veterinários a todos os animais que precisarem de assistência. Estamos solidários com todos vós e estamos aqui para vos ajudar no que pudermos. O nosso contacto é: 924 142 777.

NOTA: Esta notícia irá estar em atualização, de acordo com as informações que formos recebendo na nossa redação (redaccao.caes@grupov.com).

ARTIGOS RELACIONADOS
Colaboração da OMV às populações afetadas pelos incêndios
Cadela salva família das chamas em Pedrógão Grande
Houve um cão que sobreviveu ao trágico incêndio de Pedrógão Grande
Pedrógão Grande | Produtores pecuários já têm como receber ajuda para os seus animais

 

Artigos relacionados

Provedor dos Animais de Lisboa será remunerado e escolhido pela Assembleia Municipal

Em abril , a anterior provedora dos Animais de Lisboa, Inês Sousa Real, renunciou ao cargo que exerceu de forma não remunerada desde novembro de 2014 devido à falta de meios.






Conheça melhor o Teckel na “Cães & Companhia” de abril

Na edição de abril da revista “Cães & Companhia” damos a conhecer melhor a raça Teckel ou, como é mais conhecido, o “cão salsicha”. Já nas bancas!






Suspeitas de maus-tratos a Pastor Alemão forçam o cancelamento do filme “A Dog’s Purpose”

A estreia do filme ‘A Dog’s Purpose’, ou ‘Juntos para Sempre’ em Portugal, deveria acontecer a 27 de janeiro nos Estados Unidos da América, mas a divulgação de imagens controversas forçou o seu cancelamento.