Zoomarine acolhe a reabilita espécime da maior tartaruga marinha do mundo

Chegou no dia 31 de julho, muito ferida, ao Porto d’Abrigo do Zoomarine, uma tartaruga-de-couro com 200 kg. Esta é a maior espécie de tartarugas marinhas do Mundo, podendo atingir até 900 kg!

Odin 1

A espécie Dermochelys coriacea é o réptil mais rápido do planeta (35 km/hora) e é a mais majestosa e hidrodinâmica de todas as tartarugas. Este espécime foi salvo de um arrojamento dramático na Praia da Cordoeira, em Vila do Bispo, e luta agora pela sobrevivência.

Um choque com um barco afetou-lhe a visão e apresenta ferimentos na cabeça, carapaça e barbatanas. Apresenta inúmeras feridas causadas pelas rochas localizadas no local do seu arrojamento.

Odin 4

Chamada de Odin, as equipas de salvamento e reabilitação do Zoomarine composta por veterinários, biólogos e enfermeiros, acompanham-na 24 horas por dia, esperando que, com medicação, e muita dedicação, Odin possa regressar ao Oceano Atlântico dentro de semanas.

O Zoomarine tem vindo a atualizar o processo de reabilitação de Odin na sua página de Facebook. A prioridade da equipa de salvamento e reabilitação do Zoomarine continua a ser evitar o desenvolvimento de processos infeciosos, monitorizar a sua condição e incentivar a alimentação. A sua antibioterapia já terminou, as dezenas de feridas estão a cicatrizar bem e a natação já é mais forte.

Odin 3

O processo de reabilitação promete ser longo e difí­cil – mas o Odin já é um vencedor, porque na história de arrojamentos de tartarugas-de-couro no Algarve, nunca nenhum exemplar desta espécie havia sobrevivido tantas horas após um arrojamento tão dramático.

Odin 5

Conheça mais sobre o Porto d’Abrigo do Zoomarine em:
http://weprotect.zoomarine.pt
https://goo.gl/EZYdH2

Artigos relacionados

Novo cardume de mantas no Oceanário

O Oceanário de Lisboa recebeu um cardume de seis mantas conhecidas por diabo-do-mar-do-Atlântico.

Médicos Veterinários reúnem-se em encontro nacional

No âmbito do 7º Encontro de Formação da OMV, Médicos Veterinários reúnem-se em encontro nacional para debater estado da arte da profissão nos dias 26 e 27 de novembro, em Lisboa.

Federação Académica de Medicina Veterinária lança app “Bicho”

A app “Bicho” permite a possibilidade de denúncia de maus tratos animais e acesso à localização de clínicas veterinárias, adoção de animais, novidades, agenda de eventos e feedback de consultas médico-veterinária.