Verão | Devo tosquiar o meu cão?

Verão | Devo tosquiar o meu cão?

Ainda é muito comum, em Portugal, o verão ser sinónimo de tosquia. Mas será mesmo a altura certa para o fazer? Na grande maioria dos casos, é exatamente o oposto. Rapar o pelo ao seu animal na altura de maior calor é o pior que lhe pode fazer.

patinha_314520998Função do pelo
O pelo de um cão serve de proteção – tanto do frio como do calor, assim como dos raios ultra violetas (UV). Se bem mantido e escovado, o pelo serve para proteger o cão durante todas as estações do ano, adaptando-se a elas naturalmente. Muda consoante as necessidades, mas precisa de uma ajudinha. Precisa de ser escovado com frequência para poder efetuar a sua função de forma eficaz.
Esta proteção só é eficaz se o pelo for escovado com frequência. De outro modo o pelo vai atuar como estufa e, isso sim, irá provocar sobreaquecimento, problemas de pele e de pelo.

patinha_314520998Assim sendo, rapamos ou não?
Esta questão não é assim tão linear. Quando me refiro a rapar o pelo, falo em cortar à máquina muito curtinho (entre 1 e 3 mm), quase à pele, não são cortes com uma altura de pelo razoável ou à tesoura.
Nos cães de pelo comprido, sem subpelo ou lã. Rapar, rapar curtinho, a ver-se a pele ou pouco mais, a não ser que seja por uma questão de saúde, por ter nós ou porque está a fazer algum tipo de tratamento, não!

patinha_314520998É perigoso!
Durante muitos anos ouviu-se que todos os cães têm de ser tosquiados por causa do calor, no entanto hoje sabemos que isso não é verdade e que nem todos os cães beneficiam muito com isso.
Rapar nesta altura do ano, com o perigo de queimaduras solares (cancro de pele e lesões graves), a não ser que não exista outra alternativa, é claro que não!
É perigoso, especialmente se o cão passa longos períodos exposto ao sol ou se está a pensar levá-lo consigo de férias para a praia.

"Os donos usam protetor solar e chapéus. Os cães usam o pelo e se forem rapados vão sobreaquecer muito mais!"

patinha_314520998Razões para não tosquiar
O pelo serve para proteção, logo um cão de subpelo denso, que faça uma manutenção regular da pelagem não deve ser tosquiado, por três razões:
» Ao contrário daquilo que parece, o cão vai ter mais calor;
» Pode provocar queimaduras solares graves;
» Destrói a textura natural do pelo. O cão vai passar a ter uma pelagem lanosa, fina, baça, encaracolada e há o sério risco de padecer de alopécia após tosquia (que é a perda total ou parcial do pelo, com o aparecimento de peladas).

patinha_314520998O cão não transpira como nós
Não nos podemos comparar a um cão. O calor que sentimos e a forma como transpiramos é completamente diferente.
Por certo já se perguntou por que motivo a língua do seu cão fica tão grande quando ele está a arfar com calor. É precisamente assim que ele se refresca!
Nos cães as glândulas soporíferas estão apenas limitadas às almofadas plantares e a forma como regulam a temperatura tem uma dupla estratégia: arfar e vasodilatação.
Só o arfar providencia 80% do sistema de arrefecimento!

patinha_314520998O pelo do cão serve para proteção
A sua pele é muito mais fina que a nossa e não foi “desenhada” para andar exposta ao sol. Por essa razão é coberta de pelagem densa. Podemos então concluir que a altura do ano em que os cães não devem de todo ser tosquiados é no verão.
É perfeitamente natural que os cães tenham calor no verão, mas, por mais estranho que pareça, se forem rapados vão sobreaquecer muito mais.

patinha_314520998Cães que não devem ser tosquiados!
Com exceção dos cães de pelo comprido, sem subpelo, nenhum cão deve ser tosquiado. O pelo pode ser desbastado, mas não à máquina, sem nunca chegar ao subpelo. E os cães de pelo curto, nunca devem ser tosquiados!

patinha_314520998Cães de pelo comprido
Manter o pelo comprido no inverno é complicado por causa da chuva, mas no verão é preciso ter atenção redobrada porque o calor, o ar seco e o pó secam muito o pelo.
Os cães devem tomar banho com regularidade, com um champô próprio para as necessidades daquele momento, mais ou menos hidratante, seguido de amaciador.
Um pelo limpo e bem hidratado, forma menos nós do que um pelo seco e sujo. Cresce de uma forma mais homogénea e não altera a cor (oxidação). E permite um arejamento correto do cão, sem sobreaquecimento!

patinha_314520998Como manter um cão fresco no verão?
O grooming (arranjo da pelagem) deve ser regular para garantir uma correta proteção térmica durante todo o ano. No entanto, se nota que o seu cão está com demasiado calor, pode marcar um banho com escovagem, para remover o subpelo e promover uma melhor circulação do ar.
No caso das raças sem subpelo (como o Caniche, o Cão de Água Português ou o Bichon Maltês, por exemplo) esta também não é a altura ideal para cortar o pelo demasiado curto, pois ficam sujeitas a queimaduras solares. No entanto, estas raças podem manter um corte um pouco mais curto que o habitual, sem deixar a pele à vista.

patinha_314520998Idas à rua com um cão rapado
Na eventualidade do cão ter de ser rapado (por ter nós ou precisar de fazer algum tipo de tratamento), convém que fique protegido no interior de casa e é de evitar ir com ele à rua nas horas de calor.
Para as idas à rua nas horas de calor, existem no mercado camisolas refrescantes que se molham. Para além de os proteger dos raios solares, ajudam a manter uma temperatura corporal mais baixa. Se não tiver acesso a uma destas camisolas pode optar por lhe vestir uma t-shirt.

Por: Isabel Nobre, I. N. Groming & SPA

 

Artigos relacionados

Esteja atento às unhas do seu cão!

Uma das coisas mais importantes nos dias de hoje, e que ainda é um pouco esquecida, é o corte de unhas e a manutenção dos pelos interdigitais. Saiba quando e como cortar.






Boa Páscoa! E lembre-se… o chocolate é tóxico para os cães

Chocolate, não! Durante a Páscoa tenha cuidado, pois a ingestão de chocolate é uma emergência e a intervenção do médico veterinário é necessária!






Tempo de mudar! Resoluções de Ano Novo

Comece bem este Novo Ano seguindo estas 9 Resoluções que vão melhorar a sua relação com o seu cãopanheiro! Desejamos a todos um excelente 2017!