Troque a taça da comida por brinquedos!

Troque a taça da comida por brinquedos!

Uma coisa simples de fazer para ajudar o seu cão a pensar e melhorar o seu dia-a-dia, é usar brinquedos de estimulação mental. Isto proporciona-lhes horas de diversão e cansaço mental, pois para cada tipo de brinquedo têm de descobrir como aceder à comida.

Esqueça a taça da comida!
Estes são brinquedos concebidos para se encherem de comida, que depois o cão tem de descobrir como a tirar. Esqueça a taça da comida aspirada em 30 segundos, a mesma quantidade de comida, neste tipo de brinquedos, pode durar horas, e manter o cão bastante entretido – e divertido.

Puzzles para cães
Hoje em dia, o mercado está inundado de jogos e brinquedos que fazem os cães pensar. Há por exemplo vários tipos de puzzles, dos mais básicos aos dignos de verdadeiros Einsteins, em que os cães têm de descobrir como abrir diferentes peças para aceder à comida colocada dentro. Nas versões mais avançadas, têm mesmo que encadear comportamentos, retirando umas peças para poder mover outras para poder finalmente chegar à recompensa.

Brinquedos com comida no interior
» Há vários tipos de bolas que largam bocadinhos de comida quando roladas numa determinada posição, ou brinquedos em que se podem enfiar grandes biscoitos através de orifícios estrategicamente colocados.
» Há brinquedos tipo “sempre em pé” em que o cão tem de conseguir inclinar o brinquedo no ângulo certo para a recompensa cair.
» Há os famosos Kongs e similares, que se recheiam com guloseimas ou comida, ou simplesmente se barra algo cremoso no seu interior, que mantêm os cães entretidos durante muito tempo, enquanto tentam chegar a todos os restos de comida; se os congelar recheados, ainda duram bastante mais tempo, ainda dão mais luta.
» Há garrafas em que os cães têm de descobrir como puxar uma corda para puxar a guloseima no seu interior.
» Há brinquedos em que se colocam biscoitos específicos e muito atrativos, extremamente rijos, que os cães gastam horas a roer.

Ideia para fazer em casa
Com duas ou três garrafas de plástico, penduradas a meio numa vara, e uns grãos de ração em cada uma, faz-se um brinquedo divertidíssimo em que o cão tem que descobrir que tem de girar a garrafa para que o gargalo fique para baixo, deixando cair a guloseima.

Horas de diversão e cansaço mental
Ou seja, basicamente, há toda uma panóplia de brinquedos de todas as formas e feitios, cores e texturas, em que os cães têm de descobrir como aceder ao conteúdo. Isto proporciona-lhes horas de diversão e cansaço mental, pois para cada tipo de brinquedo têm de descobrir como aceder à comida.

Umas boas sonecas reconfortantes estão garantidas em seguida – e não o sono aborrecido de quem não tem nada que fazer e passa o dia inteiro “a olhar para a parede”.

Por: Carla Cruz, Aradik

 

SUGESTÕES DE ARTIGOS:
» Comedouro Tumbler para cães
» Brinquedo de estimulação mental para cães
» Fun Timer – Jogo de estimulação cognitiva

Artigos relacionados

Voando contra a captura e abate ilegal de aves

Todos os anos, desaparecem milhares de aves dos bosques, campos e charcos portugueses. O projeto “Saving Birds” pretende explorar o uso de um drone para procurar armadilhas ou redes.

Morse: o cão-polícia que surpreendeu no primeiro dia de trabalho

Oito criminosos nas suas primeiras 24 horas de trabalho. Podemos dizer que foi uma excelente contratação da Polícia de Nottinhamshire, em Inglaterra.

17 de fevereiro | Dia Mundial do Gato

Na Europa celebra-se o Dia Mundial do Gato a 17 de fevereiro, mas este é um animal tão especial que tem várias datas de celebração!