São Brás de AlPortel | Município lança Programa Cheque Veterinário

O Município de São Brás de Alportel firmou um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, implementando assim o Programa “Cheque Veterinário”.

Integrado no Programa Nacional de Apoio à Saúde Animal para animais de companhia, esta ação tem como objetivos a promoção da saúde pública, a educação das boas práticas de bem-estar animal, a prevenção do abandono dos animais, o controlo da população animal errante e a diminuição da população animal alojada no centro de recolha oficial. Ainda assim há o intuito de ampliar os recursos do Consultório Veterinário Municipal e da parceria com a associação “Coração 100Dono”, na sua intervenção e apoio à população animal.

Com este Programa do Cheque Veterinário, que tem duração de 1 ano, haverá uma maior prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, à desparasitação e à esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas.

Inicialmente, começar-se-á com a esterilização de animais errantes, de modo a evitar a propagação de animais abandonados, incindindo sobre animais que são alvo de intervenção dos serviços municipais incluindo aqueles que são integrados no abrigo de emergência.

Para saber mais sobre este programa que vai ao encontro das políticas municipais de intervenção na área da saúde pública e com os animais em situações carenciadas e/ou errantes, pode consultar AQUI.

Artigos relacionados

Câmara de Lobos promove campanha de adoção de animais

A autarquia da Câmara de Lobos vai promover no próximo dia 13 de janeiro, entre as 14 e as 18 horas, uma campanha que visa promover a adoção de 30 cães que foram recolhidos da via pública.

Canadá | Casal adota porca como animal de estimação mas mata-a um mês depois

Um casal canadiano adotou uma porca chamada Molly, em janeiro deste ano, como animal de estimação mas matou-a um mês depois para servir de refeição.

Sabia que Portugal tem 27 espécies de morcegos?

Existem cerca de 1.200 espécies de morcegos em todo o mundo! O Centro Ciência Viva de Lagos apresenta a Exposição interativa “Morcegos às Claras”, patente até 30 de outubro, que explora o curioso mundo dos morcegos.