São Brás de AlPortel | Município lança Programa Cheque Veterinário

O Município de São Brás de Alportel firmou um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, implementando assim o Programa “Cheque Veterinário”.

Integrado no Programa Nacional de Apoio à Saúde Animal para animais de companhia, esta ação tem como objetivos a promoção da saúde pública, a educação das boas práticas de bem-estar animal, a prevenção do abandono dos animais, o controlo da população animal errante e a diminuição da população animal alojada no centro de recolha oficial. Ainda assim há o intuito de ampliar os recursos do Consultório Veterinário Municipal e da parceria com a associação “Coração 100Dono”, na sua intervenção e apoio à população animal.

Com este Programa do Cheque Veterinário, que tem duração de 1 ano, haverá uma maior prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, à desparasitação e à esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas.

Inicialmente, começar-se-á com a esterilização de animais errantes, de modo a evitar a propagação de animais abandonados, incindindo sobre animais que são alvo de intervenção dos serviços municipais incluindo aqueles que são integrados no abrigo de emergência.

Para saber mais sobre este programa que vai ao encontro das políticas municipais de intervenção na área da saúde pública e com os animais em situações carenciadas e/ou errantes, pode consultar AQUI.

Artigos relacionados

Rapaz faz “cadeira de rodas” para peixe que sofre de doença

Derek, um rapaz que trabalha numa loja de animais em San António, nos Estados Unidos, criou uma espécie de “cadeira de rodas” para um peixe dourado que sofre de uma doença na barbatana.

Pescador morto por baleia momentos depois de a libertar de uma rede de pesca

Joe Howlett, um pescador canadiano, libertou o animal mas acabou por ser atingido por um movimento brusco do mesmo.

Sintra | Matilha de cães agressivos assusta população

Uma matilha com cerca de 10 cães agressivos está a assustar muitas pessoas, desde algum tempo, na zona de Sintra.