PR promulga diploma que regula compra e venda de animais de companhia

PR promulga diploma que regula compra e venda de animais de companhia

O Presidente da República promulgou a 3 de agosto o diploma que regula a compra e venda de animais de companhia em estabelecimentos comerciais e através da Internet, foi anunciado pela Presidência.

O texto legal, apresentado pelo PAN e aprovado no parlamento a 19 de julho passado, prevê que as transações de animais de companhia passem a obrigar a uma“declaração de cedência ou contrato de compra e venda do animal e respetiva fatura”, ou, se for o caso, um “documento comprovativo de doação”.

A transação passa também a implicar o comprovativo de identificação eletrónica e uma declaração do médico veterinário, “que ateste que o animal se encontra de boa saúde e apto a ser vendido”.

O diploma proíbe ainda a publicitação e venda online de animais selvagens.

O PAN publicou um resumo de “O que muda com esta Lei?” que pode ser consultado AQUI.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
CPC emite comunicado sobre compra e venda de animais de companhia
Novas regras para a compra e venda de animais

Artigos relacionados

Bombeiros de Valongo resgatam cães soterrados

Equipa Cinotécnica dos Bombeiros de Valongo resgatou dois cães que se encontravam presos numa mina após um deslizamento de terras que fechou a saída da mesma. A operação demorou 5 horas, mas foi um sucesso!

Pit Bull tenta proteger os donos mas acaba com ferimentos graves

Dois assaltantes entraram em casa dos seus donos, mas o cão Blue fez questão de ir atrás deles, acabando por ser baleado.

EUA | Cão perdido com saco de ração na boca reencontra os donos

Uma fotografia de um Cão de Pastor Alemão a transportar um saco inteiro de ração na boca, na sequência do furacão Harvey, no Texas, tornou-se viral nas redes sociais.