Parceria para adoções com um final feliz!

Parceria para adoções com um final feliz!

O Instituto do Animal estabeleceu uma parceria com a plataforma Euadoto.org que visa tornar os seus serviços mais acessíveis aos utilizadores desta plataforma digital com vista a tornar as adoções mais eficazes.

A taxa de insucesso que Portugal regista na adoção de animais de companhia é ainda muito elevada. São muitos os casos em que o adotante “desiste” do animal, devolvendo-o à procedência ou, pior ainda, abandonando-o. Quem trabalha direta ou indiretamente com adoções, sabe que muitas vezes as histórias bonitas (de adoção) acabam mal (em abandono).

Os dados oficiais da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) apontam para mais de 30.000 animais por ano a dar entrada nos centros de recolha oficiais (CRO), sendo que parte significativa deste número resulta de adoções malsucedidas.

Esta parceria surge no âmbito da atuação do Instituto do Animal – comportamento e bem-estar de animais de companhia – consciente de que não basta promover a adoção, mas é necessário torná-la sustentável.

Para reduzir o risco de “má adoção”, o Instituto do Animal oferece aos adotantes em geral um conjunto de serviços que visam maximizar a eficácia (e a durabilidade) do processo. Os utilizadores da Euadoto.org têm desde a oferta de descontos de 10% a 20%, até à participação gratuita em programas formativos de apoio à adoção.

São três os serviços disponibilizados pelo Instituto do Animal que mais diretamente contribuem para promover a sustentabilidade das adoções de cães e gatos:
» Perfect Match – Aconselhamento prestado a nível nacional que visa identificar o tipo de animal que melhor se adequa ao perfil de cada família.
» Cão novo, vida nova e Gato novo, vida nova – Ações de formação para donos e futuros donos de cães e gatos que ajudam a compreender a natureza dos animais, o modo como se comportam e o processo de aprendizagem dos mesmos.
» Obediência e socialização – Programas que preparam os donos para tornarem os seus animais obedientes e bem-comportados em sociedade.

Os packs de adoção oferecidos pela Euadoto.org aos seus adotantes passarão a integrar um voucher de acesso gratuito aos workshops “Cão novo, vida nova” e “Gato novo, vida nova” do Instituto do Animal; e para acederem aos restantes benefícios, basta que no ato da compra comprovem a sua ligação à plataforma digital.

Artigos relacionados

Brasil | Gesto generoso de cadela resgatada está a tornar-se viral

Lana, uma cadela de oito meses, foi resgatada das ruas pela sua dona Suelen Schaumloeffel, no Brasil, e é agora protagonista de um momento… de ternura.

Traficante apanhado pela PSP disse que a droga era do cão

Um homem desempregado, conhecido por Pinóquio, foi apanhado em flagrante, em Vila Real, a vender uma base de cocaína quando passeava um cão, que usava para dissimular o negócio de droga.

Bombeiros demoraram mais de quatro horas a resgatar gata de uma árvore

Os Bombeiros Voluntários de Caminha, em Vila de Mouros, demoraram mais de quatro horas para resgatar uma gata de uma árvore, que estava a cerca de 20 metros de altura.