Parceria para adoções com um final feliz!

Parceria para adoções com um final feliz!

O Instituto do Animal estabeleceu uma parceria com a plataforma Euadoto.org que visa tornar os seus serviços mais acessíveis aos utilizadores desta plataforma digital com vista a tornar as adoções mais eficazes.

A taxa de insucesso que Portugal regista na adoção de animais de companhia é ainda muito elevada. São muitos os casos em que o adotante “desiste” do animal, devolvendo-o à procedência ou, pior ainda, abandonando-o. Quem trabalha direta ou indiretamente com adoções, sabe que muitas vezes as histórias bonitas (de adoção) acabam mal (em abandono).

Os dados oficiais da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) apontam para mais de 30.000 animais por ano a dar entrada nos centros de recolha oficiais (CRO), sendo que parte significativa deste número resulta de adoções malsucedidas.

Esta parceria surge no âmbito da atuação do Instituto do Animal – comportamento e bem-estar de animais de companhia – consciente de que não basta promover a adoção, mas é necessário torná-la sustentável.

Para reduzir o risco de “má adoção”, o Instituto do Animal oferece aos adotantes em geral um conjunto de serviços que visam maximizar a eficácia (e a durabilidade) do processo. Os utilizadores da Euadoto.org têm desde a oferta de descontos de 10% a 20%, até à participação gratuita em programas formativos de apoio à adoção.

São três os serviços disponibilizados pelo Instituto do Animal que mais diretamente contribuem para promover a sustentabilidade das adoções de cães e gatos:
» Perfect Match – Aconselhamento prestado a nível nacional que visa identificar o tipo de animal que melhor se adequa ao perfil de cada família.
» Cão novo, vida nova e Gato novo, vida nova – Ações de formação para donos e futuros donos de cães e gatos que ajudam a compreender a natureza dos animais, o modo como se comportam e o processo de aprendizagem dos mesmos.
» Obediência e socialização – Programas que preparam os donos para tornarem os seus animais obedientes e bem-comportados em sociedade.

Os packs de adoção oferecidos pela Euadoto.org aos seus adotantes passarão a integrar um voucher de acesso gratuito aos workshops “Cão novo, vida nova” e “Gato novo, vida nova” do Instituto do Animal; e para acederem aos restantes benefícios, basta que no ato da compra comprovem a sua ligação à plataforma digital.

Artigos relacionados

Frei Bigode: o cão Schnauzer adotado por monges na Bolívia

Batizado de Carmelo, em homenagem a um dos religiosos, este cão tem agora a alcunha de Frei Bigode e tornou-se um verdadeiro sucesso nas redes sociais.






National Geographic Summit traz Jane Goodall a Lisboa

A Conferência National Geographic Summit decorre a 25 de maio, em Lisboa, e terá como oradores Jane Goodall, Jodi Cobb e Tristram Stuart.






Lisboa | Novo Parque Canino no Areeiro

Há um novo Parque Canino em Lisboa, no Jardim Fernando Pessa, no Areeiro. Um projeto da Junta de Freguesia do Areeiro que conta com vários equipamentos.