PAN de Aveiro acusa câmara de discriminar donos de animais em habitações sociais

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) acusou hoje a Câmara Municipal de Aveiro de discriminar munícipes ao “notificar e multar detentores de animais considerados potencialmente perigosos” que residam em habitações sociais, “apesar de estes cumprirem escrupulosamente os seus deveres”.

Em comunicado, o PAN manifestou-se “contra as práticas de fiscalização irregulares que estão a ser realizadas pelo executivo camarário de Ribau Esteves [atual presidente da Câmara Municipal]”.

“A autarquia está, de facto, a exigir que estas pessoas se desfaçam dos seus animais, caso contrário, terão que abandonar as suas habitações”, denunciou o PAN, sublinhando que o município não dispõe de nenhum canil ou de “qualquer outra resposta cabal para situações de maus-tratos em que seja necessário retirar o animal ao seu detentor”.

Contactada pela Lusa, a câmara disse não conhecer “em pormenor a referida acusação”, garantindo que a autarquia cumpre a lei e os regulamentos municipais em vigor no que toca à fiscalização de habitações, nomeadamente no que diz respeito à presença de animais, ilegais e/ou perigosos, “sendo que em regra essas queixas têm origem em vizinhos”.

O PAN considerou ainda que estas práticas “discriminam” os munícipes que residam em habitações sociais da câmara municipal, com base na sua condição social, e reforçou que a perigosidade canina se prende maioritariamente com fatores relacionados com o tipo de treino ministrado aos animais.

Texto: Lusa

Artigos relacionados

Vila Real | Campanha contra maus-tratos e abandono de animais

A associação Proanimal lançou, em Vila Real, uma campanha de sensibilização para apelar à adoção responsável, à esterilização dos animais e contra os maus tratos e o abandono, que aumenta nesta altura do verão.

Estado da Índia aprova pena de prisão perpétua para quem matar vacas

Em Gujarat, na zona oeste da Índia, foi aprovado um projeto de lei que dá pena de prisão perpétua e multas de cerca de 1.400 euros para os crimes de massacre de vacas.

Yoga com cabras? Em Inglaterra é um verdadeiro sucesso

Já alguma vez imaginou fazer Yoga com cabras? É possível na Jenness Farm, em Nottingham, Inglaterra, com a instrutora Janine Bibeau.