Ordem dos Médicos Veterinários ajuda a repovoar com animais zonas afetadas pelos incêndios na região centro

Ordem dos Médicos Veterinários ajuda a repovoar com animais zonas afetadas pelos incêndios na região centro

No próximo dia 16 de fevereiro, sexta-feira, a Ordem dos Médicos Veterinários estará em Pedrógão Grande para celebrar um protocolo com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia da região para ajudar ao repovoamento desta zona, fortemente afetada pelos trágicos incêndios do ano passado e onde se verificou a morte de uma grande parte do efetivo pecuário, para além da destruição das instalações e zonas de pasto. À celebração do protocolo, seguir-se-á uma visita por parte do Bastonário da OMV, Jorge Cid, a algumas das explorações agrícolas que foram gravemente atingidas e cujo efetivo animal sofreu perdas drásticas.

Este protocolo visa apoiar os pequenos e médios agricultores através da doação de ruminantes e da construção de zonas de acolhimento para estes animais.

Pelas 15h00, no Conselho Regional do Centro, em Coimbra, serão assinados mais dois protocolos. Um com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), local onde se estima que se tenham perdido cerca de 8 000 ruminantes, colocando em risco o património genético da raça de Ovinos da Serra da Estrela, e outro com a Associação Agropecuária de Vale de Besteiros (AAPVB), destinado a repovoar as zonas de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, onde se estima que tenham morrido cerca de 1 600 ovinos.

Estes protocolos resultam da aplicação da verba recolhida pela conta bancária solidária da Ordem, com vista ao auxílio dos animais afetados pelos incêndios ocorridos em 2017.

Artigos relacionados

Espanha | Homem condenado a um ano de prisão por matar seis crias de cão

Um homem, que alegadamente matou seis crias de cães, foi condenado a um ano de prisão, na cidade de Zamora, Espanha, e vai ficar impedido de ter animais em casa durante dois anos. 

Nissan X-Trail 4Dogs: o carro perfeito para quem tem um cãopanheiro

Um carro que conta com uma mangueira para dar banho ao seu cão, secador, sistema interior de secagem e uma rampa de entrada no porta bagagens. Isto e muito mais!

Pingo Doce entrega 86 mil euros ao Jardim Zoológico

A boa recetividade das famílias portuguesas à coleção dos Super Animais, lançada pelo Pingo Doce em abril, permitiu angariar 86.731€ que foram agora entregues ao Fundo de Conservação do Jardim Zoológico.