Novas regras para a compra e venda de animais

Novas regras para a compra e venda de animais

O parlamento aprovou o texto final do projeto de lei do PAN que regula a compra e venda de animais de companhia e que proíbe o anúncio online de compra e venda de animais selvagens.

Aprovado ontem, com a abstenção do CDS-PP, o texto legal prevê que as transações de animais de companhia passem a obrigar a uma “declaração de cedência ou contrato de compra e venda do animal e respetiva fatura”, ou, se for o caso, um “documento comprovativo de doação”.

A transação passa também a implicar o comprovativo de identificação eletrónica e uma declaração do médico veterinário, “que ateste que o animal se encontra de boa saúde e apto a ser vendido”.

O diploma proíbe ainda a publicitação e venda online de animais selvagens.

O projeto de lei que regula estas duas matérias prevê multas entre os 200€ e os 3.740€ para casos de incumprimento.

Ainda no domínio dos animais de companhia, o parlamento aprovou, com a abstenção do PSD, um projeto de resolução do PAN que recomenda ao Governo que “proceda à publicação do despacho a fixar a data da constituição da obrigação de identificação de gatos”, dando cumprimento ao disposto na lei.

O Clube Português de Canicultura já emitiu um Comunicado no seu website sobre a aprovação na Assembleia da República deste projeto de lei.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
CPC emite comunicado sobre compra e venda de animais de companhia
Canadá | Vancouver considera a proibição de venda de cães e gatos em lojas de animais

Artigos relacionados

Anaconda mata Pit Bull e depois é morta por grupo de jovens no Brasil

Uma anaconda com cerca de cinco metros de comprimento foi morta por um grupo de jovens em Novo Airão, no Brasil, na sequência de um ataque da cobra a um cão de raça Pitbull, que não resistiu e também acabou por morrer.

Street Cats Photography Competition: já não tem muito mais tempo para se inscrever

Se quiser inscrever-se nesta competição que fotografa gatos de rua, terá de o fazer até às 23h59 do dia 15 de maio.

Queluz | Cavalo atravessa via e é atingido por carro no IC19

Um cavalo acabou por morrer esta quarta-feira depois de ter sido atingido por um carro na curva do Palácio de Queluz, sentido Lisboa – Sintra, no IC19.