Novas regras para a compra e venda de animais

Novas regras para a compra e venda de animais

O parlamento aprovou o texto final do projeto de lei do PAN que regula a compra e venda de animais de companhia e que proíbe o anúncio online de compra e venda de animais selvagens.

Aprovado ontem, com a abstenção do CDS-PP, o texto legal prevê que as transações de animais de companhia passem a obrigar a uma “declaração de cedência ou contrato de compra e venda do animal e respetiva fatura”, ou, se for o caso, um “documento comprovativo de doação”.

A transação passa também a implicar o comprovativo de identificação eletrónica e uma declaração do médico veterinário, “que ateste que o animal se encontra de boa saúde e apto a ser vendido”.

O diploma proíbe ainda a publicitação e venda online de animais selvagens.

O projeto de lei que regula estas duas matérias prevê multas entre os 200€ e os 3.740€ para casos de incumprimento.

Ainda no domínio dos animais de companhia, o parlamento aprovou, com a abstenção do PSD, um projeto de resolução do PAN que recomenda ao Governo que “proceda à publicação do despacho a fixar a data da constituição da obrigação de identificação de gatos”, dando cumprimento ao disposto na lei.

O Clube Português de Canicultura já emitiu um Comunicado no seu website sobre a aprovação na Assembleia da República deste projeto de lei.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
CPC emite comunicado sobre compra e venda de animais de companhia
Canadá | Vancouver considera a proibição de venda de cães e gatos em lojas de animais

Artigos relacionados

Golden Retriever resgatado com vida 9 dias depois do sismo

O Golden Retriever Romeo foi resgatado com vida após 9 dias soterrado debaixo dos escombros da casa dos donos, na pequena aldeia de San Lorenzo a Flaviano, em Itália. Os

Colocados mais 6 abrigos para animais de rua em Sintra

A Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra colocou mais seis abrigos para animais silvestres, para substituir abrigos improvisados para colónias já existentes.

Iguana “invade” encontro de ténis em Miami

[Vídeos e Fotos] Uma iguana acabou por ser a protagonista de um encontro de ténis em Miami, que colocou frente a frente o alemão Tommy Haas e o checo Jiri Vesely.