Município de Ovar tem Provedora do Animal

Município de Ovar tem Provedora do Animal

“Pela defesa e proteção dos animais do Concelho de Ovar”

Sara Rola França, uma ovarense reconhecida pela sua atuação na defesa e proteção dos animais, tomou posse a 11 de novembro como Provedora do Animal, perante o presidente da Assembleia Municipal de Ovar, João Pedro Braga da Cruz.

A criação da Figura do Provedor do Animal foi aprovada recentemente em sede de reunião de Câmara, sob proposta do presidente da Câmara Municipal de Ovar, e tem como principal objetivo a defesa e prossecução dos direitos e interesses dos animais do concelho de Ovar, no âmbito das atribuições e competências municipais, previstas na Lei. O Provedor do Animal deverá ainda atuar com imparcialidade e carácter consultivo; emitir recomendações e pareceres na área do bem-estar animal; receber, analisar e encaminhar reclamações dos munícipes; identificar, analisar e denunciar violências não justificadas sobre animais, entre outras.

Sara Rola França é engenheira zootécnica e médica veterinária e o seu mandato não deverá exceder o limite de cada mandato autárquico. A Provedora do Animal do Município de Ovar poderá ser contactada através do email: provedordoanimal@cm-ovar.pt

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar adianta que “estamos a cumprir mais um objetivo delineado no Plano de Ação para o presente mandato e era fundamental criar uma figura que se dedicasse à defesa e proteção dos animais do nosso concelho, seres vivos que tantas vezes necessitam de amparo e cuidados”.

Fotografia: Câmara Municipal de Ovar

Artigos relacionados

Dose extra de comida ou a presença dos donos? Cães não resistem e escolhem a primeira

Esta é a conclusão de um estudo publicado este mês na revista Animal Cognition, durante o qual os cães não esconderam um olhar de “cachorrinho mimado” quando foram postos à prova.

Zoo checo remove chifres a rinocerontes após ataque em França

O objetivo é impedir que os animais sejam os próximos alvos de caçadores furtivos, dado que os chifres são muito valiosos, podendo valer cerca de 56.400 euros por quilograma.

Faro | Já há orçamento para a construção do canil/gatil municipal

Faro vai ter, em breve, um Centro de Recolha Oficial (CRO) para animais, ou seja, terá um canil/gatil no concelho para acolher animais abandonado e vítimas de maus tratos.