Monográfica do Cão da Serra da Estrela

A Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela (APCSE) realizou a 4 de novembro, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB), a XXVII Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela, com o apoio da empresa Bio2, da Câmara Municipal de Castelo Branco e do Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária.

Inserido neste evento, nos dias 2 e 3 de novembro, a APCSE realizou um Fórum com o tema “Cães de Proteção de Rebanho, Porquê?”, na Escola Superior Agrária. No dia 2 foi uma aula dedicada aos alunos de Enfermagem Veterinária onde contámos com uma fantástica presença. No dia 3 foi dedicado a criadores de gado e de cães, numa conversa informal de troca de experiências e com muito interesse. Os oradores foram o Professor Celestino Almeida, diretor da ESACB, João Silvino como moderador, Sílvia Ribeiro do Grupo Lobo e Ruben Vallin Tascon da ACMET – Associação para a Conservação do Mastim Espanhol Tradicional.

No dia 4, contámos com o belíssimo número de 75 cães inscritos na Monográfica, vindos de vários pontos do país e de Inglaterra, sendo 69 da variedade de pelo comprido e 6 da variedade de pelo curto. Estiveram os julgamentos a cargo do juiz Adolfo Martinez Noguera de Espanha apoiado pelos comissários Joana Sobreira, Helena Costa e João Costa.

Um dia fantástico em que o sol nos brindou com a sua presença, com muito público a apreciar o nosso fantástico Cão da Serra da Estrela e que terminou com o já habitual jantar de confraternização.

A APCSE quer agradecer a todos os expositores que inscreveram os seus cães, sem eles a Monográfica não seria um sucesso.

Texto e fotografias: APCSE

Aula dedicada aos alunos de Enfermagem Veterinária integrada no Fórum “Cães de Proteção de Rebanho, Porquê?”, na Escola Superior Agrária.
No dia 3, com os criadores de gado e de cães.
Melhor Exemplar da Exposição
BIS: “Tudor da Quinta da Liria” (pelo comprido) | RBIS: “Salva D’Alpetratínia” (pelo curto)
Melhor Bebé da Exposição
“Redia-curta da Casa das Thuyas” (pelo comprido)
Melhor Cachorro da Exposição
Melhor Cachorro: “F’Junior da Acinomagricultura” (pelo comprido) | Reserva: “Pastorinha III” (pelo curto)
Melhor Veterano da Exposição
Melhor Veterano: “Tudor da Quinta da Liria” (pelo comprido) | Reserva: “Fragão” (pelo curto)
Melhor Reprodutor da Exposição
“Tudor da Quinta da Liria” (pelo comprido)
Melhor Par da Exposição
1º “N’Beirão do Cabeço do Seixo” e “A'Tanira do Cabeço do Seixo” (pelo comprido) | 2º “Salvador D’Alpetratínia” e “Salva D’Alpetratínia” (pelo curto) | 3º “Onix da Casa de Lôas” e “Quikka da Casa de Lôas” (pelo comprido)
Melhor Grupo de Criador
1º “Cabeço do Seixo” | 2º “Casa de Lôas” | 3º “Casa das Thuyas”

Artigos relacionados

36ª E. C. Nacional de Sintra

Cão de Água Português foi o vencedor da 36ª Exposição Canina Nacional de Sintra, que decorreu a 29 de julho, com 609 exemplares inscritos.

7ª E. C. Internacional da Ribeira Grande

A 15ª Exposição Canina Nacional da Ribeira Grande decorreu a 20 de novembro no Pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel, com 176 exemplares inscritos.

Cocker Spaniel português no pódio em Madrid

Cocker Spaniel Inglês português conquista 3º lugar do pódio da 89ª Exposição Internacional Canina de Primavera de Madrid e Shar Pei fica em 2º lugar no pódio de Melhor Cachorro.