Monográfica do Cão da Serra da Estrela

A Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela (APCSE) realizou a 4 de novembro, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB), a XXVII Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela, com o apoio da empresa Bio2, da Câmara Municipal de Castelo Branco e do Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária.

Inserido neste evento, nos dias 2 e 3 de novembro, a APCSE realizou um Fórum com o tema “Cães de Proteção de Rebanho, Porquê?”, na Escola Superior Agrária. No dia 2 foi uma aula dedicada aos alunos de Enfermagem Veterinária onde contámos com uma fantástica presença. No dia 3 foi dedicado a criadores de gado e de cães, numa conversa informal de troca de experiências e com muito interesse. Os oradores foram o Professor Celestino Almeida, diretor da ESACB, João Silvino como moderador, Sílvia Ribeiro do Grupo Lobo e Ruben Vallin Tascon da ACMET – Associação para a Conservação do Mastim Espanhol Tradicional.

No dia 4, contámos com o belíssimo número de 75 cães inscritos na Monográfica, vindos de vários pontos do país e de Inglaterra, sendo 69 da variedade de pelo comprido e 6 da variedade de pelo curto. Estiveram os julgamentos a cargo do juiz Adolfo Martinez Noguera de Espanha apoiado pelos comissários Joana Sobreira, Helena Costa e João Costa.

Um dia fantástico em que o sol nos brindou com a sua presença, com muito público a apreciar o nosso fantástico Cão da Serra da Estrela e que terminou com o já habitual jantar de confraternização.

A APCSE quer agradecer a todos os expositores que inscreveram os seus cães, sem eles a Monográfica não seria um sucesso.

Texto e fotografias: APCSE

Aula dedicada aos alunos de Enfermagem Veterinária integrada no Fórum “Cães de Proteção de Rebanho, Porquê?”, na Escola Superior Agrária.
No dia 3, com os criadores de gado e de cães.
Melhor Exemplar da Exposição
BIS: “Tudor da Quinta da Liria” (pelo comprido) | RBIS: “Salva D’Alpetratínia” (pelo curto)
Melhor Bebé da Exposição
“Redia-curta da Casa das Thuyas” (pelo comprido)
Melhor Cachorro da Exposição
Melhor Cachorro: “F’Junior da Acinomagricultura” (pelo comprido) | Reserva: “Pastorinha III” (pelo curto)
Melhor Veterano da Exposição
Melhor Veterano: “Tudor da Quinta da Liria” (pelo comprido) | Reserva: “Fragão” (pelo curto)
Melhor Reprodutor da Exposição
“Tudor da Quinta da Liria” (pelo comprido)
Melhor Par da Exposição
1º “N’Beirão do Cabeço do Seixo” e “A'Tanira do Cabeço do Seixo” (pelo comprido) | 2º “Salvador D’Alpetratínia” e “Salva D’Alpetratínia” (pelo curto) | 3º “Onix da Casa de Lôas” e “Quikka da Casa de Lôas” (pelo comprido)
Melhor Grupo de Criador
1º “Cabeço do Seixo” | 2º “Casa de Lôas” | 3º “Casa das Thuyas”

Artigos relacionados

4ª E. C. Internacional de Torres Vedras

Chihuahua de pelo curto foi o vencedor da 4ª Exposição Canina Internacional de Torres Vedras, que decorreu a 19 de agosto, com 809 exemplares inscritos.

Festa de Natal Solidária dos Bulldogs

A Associação dos Amigos da Raça Bulldog (AARB) organizou mais uma Festa de Natal Solidária, com a presença de donos e fãs da raça.

29ª E. C. Monográfica do Cão de Castro Laboreiro

A 29ª Exposição Canina Monográfica do Cão de Castro Laboreiro decorreu no passado dia 27 de julho no Parque do Torrão da Veiga, na vila de Salto, em Montalegre, integrada na V Semana do Barrosão.