Lisboa | JF Alvalade coloca armadilhas contra a lagarta do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, promoveu a colocação de armadilhas iscadas destinadas ao combate à processionária do pinheiro. Esta operação teve início nas árvores localizadas junto às escolas da freguesia e foi depois alargada a outros pontos do território, incluindo ao Parque José Gomes Ferreira.

As referidas armadilhas possuem no seu interior uma feromona sexual que funciona como um isco, atraindo as borboletas macho da processionária do pinheiro. Ao capturar-se o macho na armadilha evita-se o seu acasalamento com várias fêmeas e, consequentemente, a postura de milhares de ovos.

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia recorre a vários métodos de controlo da lagarta do pinheiro, sendo constante o trabalho de monitorização da situação, por questões de saúde pública.

Artigos relacionados

Amarante | Um cão e dois gatos abandonados numa casa foram salvos

A Associação Ajuda Animais, em Amarante, partilhou na sua página de Facebook uma história de muita coragem.

O seu cão parece sofrer muito quando o deixa sozinho? Não parece… sofre mesmo

Segundo um estudo realizado no Reino Unido, os cães libertam hormonas associadas ao stress – cortisol, entre outras -, e ficam com o batimento cardíaco e a respiração acelerados.

Espanha | Menina desaparecida é encontrada sete horas depois abraçada ao cão

Uma menina desapareceu na serra de Gredos, em Espanha, durante um passeio com o pai, mas foi encontrada pela Guarda Civil sete horas depois… abraçada ao cão.