Lisboa | JF Alvalade coloca armadilhas contra a lagarta do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, promoveu a colocação de armadilhas iscadas destinadas ao combate à processionária do pinheiro. Esta operação teve início nas árvores localizadas junto às escolas da freguesia e foi depois alargada a outros pontos do território, incluindo ao Parque José Gomes Ferreira.

As referidas armadilhas possuem no seu interior uma feromona sexual que funciona como um isco, atraindo as borboletas macho da processionária do pinheiro. Ao capturar-se o macho na armadilha evita-se o seu acasalamento com várias fêmeas e, consequentemente, a postura de milhares de ovos.

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia recorre a vários métodos de controlo da lagarta do pinheiro, sendo constante o trabalho de monitorização da situação, por questões de saúde pública.

Artigos relacionados

Vila Franca de Xira | Campanha para adoção de animais

O município de Vila Franca de Xira lançou uma campanha por todo o concelho visando a sensibilização da população para a adoção responsável de animais de estimação.

EasyJet em parceria com empresa que cuida dos animais dos passageiros

A easyJet anunciou uma parceria com uma empresa de pet sitting, a TrustedHouseSitters, com o objetivo de cuidar dos animais dos passageiros enquanto estes viajam.

Olhão | ADAPO procura local para acolher a sua enfermaria

A ADAPO – Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão lançou um pedido de ajuda para encontrar um espaço para alojar os cerca de 20 animais que tem no edifício que serve como enfermaria.