Libertados mais dois linces-ibéricos em Mértola

Libertados mais dois linces-ibéricos em Mértola

De acordo com um comunicado do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) teve início a 17 de fevereiro a nova época de libertações de linces deste ano.

Dois linces, um macho e uma fêmea, oriundos do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Lince-Ibérico (CNRLI), em Silves, iniciam a sua vida em meio natural na área do Vale do Guadiana.

Noudar e Niassa são os primeiros animais a ser libertados em 2017, reforçando a viabilidade do núcleo de linces do concelho de Mértola. Estes linces, ao contrário dos seus progenitores fundadores do Programa de Reprodução em Cativeiro, não tiveram contacto direto com humanos e possuem um comportamento selvagem.

A equipa de técnicos e tratadores em Silves, acompanhou o seu nascimento e evolução indiretamente, através de um sistema de câmaras de videovigilância, avaliando as suas capacidades com base numa experiência de mais de 5 anos de observação contínua de linces e crias.

Seguindo um protocolo estabelecido no Programa Ex situ Ibérico, são fornecidos coelhos bravos a estes animais para que as suas aprendizagens de caça fiquem consolidadas. Antes da sua libertação seguem ainda um programa de vacinação e são realizadas análises à sua condição sanitária.

Veja o vídeo que conta um ano da vida do lince-ibérico Mel.

No Vale do Guadiana foram libertados, desde 2015, 19 animais dos quais 12 – Macela, Jacarandá, Mel, Luso, Katmandú, Mesquita, Lagunilla, Mistral, Malva, Liberdade, Mirandilla e Moreira, possuem já territórios estabilizados na área do Sítio “Guadiana”, da Rede Natura 2000. Estes indivíduos são monitorizados por uma equipa no terreno através de seguimento por sinais rádio e/ou GSM ou por foto-armadilhagem.

Até março de 2017 serão libertados 8 linces no concelho de Mértola, todos nascidos em cativeiro, há quase um ano atrás, nos cinco centros de cria existentes na Península Ibérica.

 

Artigos relacionados

Festival de Piratas com novos animais no SEA LIFE Porto

O Festival dos Piratas do SEA LIFE Porto já vai a meio, mas a diversão está sempre a recomeçar. Novos visitantes vão juntar-se aos piratas atracados: um papagaio, uma arara, uma catatua e uma águia de Harris.

Sessões de Agility grátis no Jardim Municipal de Oeiras

A partir de julho há sessões de Agility gratuitas no Parque Canino do Jardim Municipal de Oeiras, ao 3º sábado de cada mês, entre as 18h e as 19h, ministradas pela Pet B Havior.

Braga | Associação de Vila Verde resgata cadela vítima de maus-tratos

Uma cadela alvo de maus-tratos pelos donos foi resgatada pela PSP de Braga, na sequência de uma denúncia, feita na passada quinta-feira, por parte de uma voluntária da Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde (ADAAVV).