Lagoa | Jovem autista recebe cão

Um jovem autista de Lagoa já tem um amigo de quatro patas. 

Depois de uma campanha de angariação de 5 mil euros, o Farrusco, um Cão de Água Português de 3 meses, foi entregue ao jovem autista de 17 anos, Rui Marques, pelo presidente da Associação Portuguesa de Cães de Assistência, Rui Elvas. A reação foi muito positiva: o Rui começou a fazer festas e pegou ao colo o seu Farrusco.

Nos próximos 3 meses o objetivo é que o Rui e o seu amigo de quatro patas criem laços um com o outro para, numa fase posterior, o Farrusco perceber quando o Rui está bem ou menos bem. Posteriormente a este tempo, seguir-se-á uma segunda fase do treino, relacionada com a parte da obediência e com o comportamento. No fim, vem o treino em espaço público. O processo durará cerca de 1 ano e meio.

Toda a família estava muito feliz com a vinda do novo membro. A mãe do Rui contou ao Sul Informação que “o cão será uma companhia para ele, porque um miúdo autista tem sempre muita dificuldade em ter amigos. De noite, o Rui é complicado. Às vezes, são 4 ou 5 da manhã e ainda não está a dormir. Tem crises e acaba por ser agressivo. Um cão vai ajudá-lo a ultrapassar certas coisas.”

Fonte: Sul Informação

Artigos relacionados

Número de animais abandonados aumenta 22%

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) alertou para o abandono de animais em Portugal, que aumentou 22% em 2017.

Nala | O novo elemento da Equipa Cinotécnica dos Bombeiros de Valongo

A Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Valongo, especializada em busca e salvamento, tem um novo elemento, a pequena Nala.

Quercus lança campanha de “crowdfunding” para comprar terreno no Tejo Internacional

Quercus lança campanha de angariação de fundos para adquirir um terreno de 80 hectares no Tejo Internacional, cujo objetivo é alargar uma reserva destinada à conservação da natureza.