Lagoa | Jovem autista recebe cão

Um jovem autista de Lagoa já tem um amigo de quatro patas. 

Depois de uma campanha de angariação de 5 mil euros, o Farrusco, um Cão de Água Português de 3 meses, foi entregue ao jovem autista de 17 anos, Rui Marques, pelo presidente da Associação Portuguesa de Cães de Assistência, Rui Elvas. A reação foi muito positiva: o Rui começou a fazer festas e pegou ao colo o seu Farrusco.

Nos próximos 3 meses o objetivo é que o Rui e o seu amigo de quatro patas criem laços um com o outro para, numa fase posterior, o Farrusco perceber quando o Rui está bem ou menos bem. Posteriormente a este tempo, seguir-se-á uma segunda fase do treino, relacionada com a parte da obediência e com o comportamento. No fim, vem o treino em espaço público. O processo durará cerca de 1 ano e meio.

Toda a família estava muito feliz com a vinda do novo membro. A mãe do Rui contou ao Sul Informação que “o cão será uma companhia para ele, porque um miúdo autista tem sempre muita dificuldade em ter amigos. De noite, o Rui é complicado. Às vezes, são 4 ou 5 da manhã e ainda não está a dormir. Tem crises e acaba por ser agressivo. Um cão vai ajudá-lo a ultrapassar certas coisas.”

Fonte: Sul Informação

Artigos relacionados

Dona e o seu hamster numa ida ao veterinário… insólita

Segundo conta o ‘The Mirror’, uma rapariga decidiu levar o seu hamster ao veterinário porque o animal não se mexia. A razão é, no mínimo, insólita.

Amadora | Apoio aos animais dos Bairros Sociais

Iniciativa de apoio aos animais dos Bairros Sociais da Amadora para ajudar as famílias a vacinar, desparasitar e esterilizar os seus animais.

Presidente da República promulga permanência de animais em estabelecimentos comerciais

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, promulgou o diploma da Assembleia da República que permite aos animais de companhia entrar nos estabelecimentos comerciais, apesar de compreender a preocupação do setor.