Lagoa | Jovem autista recebe cão

Um jovem autista de Lagoa já tem um amigo de quatro patas. 

Depois de uma campanha de angariação de 5 mil euros, o Farrusco, um Cão de Água Português de 3 meses, foi entregue ao jovem autista de 17 anos, Rui Marques, pelo presidente da Associação Portuguesa de Cães de Assistência, Rui Elvas. A reação foi muito positiva: o Rui começou a fazer festas e pegou ao colo o seu Farrusco.

Nos próximos 3 meses o objetivo é que o Rui e o seu amigo de quatro patas criem laços um com o outro para, numa fase posterior, o Farrusco perceber quando o Rui está bem ou menos bem. Posteriormente a este tempo, seguir-se-á uma segunda fase do treino, relacionada com a parte da obediência e com o comportamento. No fim, vem o treino em espaço público. O processo durará cerca de 1 ano e meio.

Toda a família estava muito feliz com a vinda do novo membro. A mãe do Rui contou ao Sul Informação que “o cão será uma companhia para ele, porque um miúdo autista tem sempre muita dificuldade em ter amigos. De noite, o Rui é complicado. Às vezes, são 4 ou 5 da manhã e ainda não está a dormir. Tem crises e acaba por ser agressivo. Um cão vai ajudá-lo a ultrapassar certas coisas.”

Fonte: Sul Informação

Artigos relacionados

Gisele Bündchen contra as peles naturais na moda é capa da Vogue Paris

A Vogue Paris dedicou a sua mais recente edição à proteção animal, com a modelo brasileira Gisele Bündchen em destaque com a mensagem de que usar pele verdadeira não é opção na moda.

GNR diz que houve 65 ataques de cães perigosos este ano

Os dados divulgados pela GNR indicam que houve 65 ataques de cães perigosos este ano, um valor abaixo do período homólogo, quando foram registados 71 ataques.

Mercado da saúde animal ganha uma voz ativa e independente

A recentemente criada APIFVET – Associação da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários apresenta-se hoje, dia 19 de junho, pelas 16h30, no Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária, em Lisboa.