Ílhavo | Regime especial gratuito de esterilização de animais de companhia

A Câmara Municipal de Ílhavo decidiu implementar um regime especial gratuito de esterilização de animais adotados no CROACI – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo (Canil Municipal).

Ilhavo

No seguimento da entrada em vigor da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, que estabelece a esterilização de animais errantes como forma de controlo da sua população, a Câmara Municipal de Ílhavo, mantendo a sua preocupação nesta problemática e antecipando o prazo definido por lei, começa a promover, já a partir de 1 de julho, um regime especial gratuito de esterilização de animais que vierem a ser adotados no CROACI – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo (Canil Municipal).

Para além desta medida, a Câmara Municipal lançará em breve um pacote de benefícios para a população com maior vulnerabilidade socioeconómica, seguindo as normas previstas no Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados, passando a dispensar comparticipação na Vacinação Antirrábica, na colocação de Identificação Eletrónica (colocação de microchip) e na esterilização do animal.

A esterilização em animais de companhia é um procedimento essencial que, para além da ação contracetiva e da eliminação permanente do comportamento de cio, também terá uma influência na prevenção de alguns problemas de saúde relacionados com o aparelho reprodutor.

Com esta aposta pretende sensibilizar para adoção de animais alojados no CROACI – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo, procurando travar o problema do abandono e controlar o número de animais vadios e errantes na via pública.

Informe-se junto do CROACI (junto aos Armazéns gerais) ou pelo telefone: 234 329 605.

Fonte: Câmara Municipal de Ílhavo

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Registo e licenciamento de cães e gatos gratuito em Arroios
O maior Centro de Reabilitação de Animais Marinhos da Europa é em Ílhavo

 

 

Artigos relacionados

Tel Aviv | A cidade mais dog friendly do Mundo

O Município de Tel Aviv anunciou o lançamento do Digi-Dog, uma iniciativa para dar a conhecer aos cães e aos seus donos várias ferramentas digitais que são necessárias numa “cidade inteligente”.

Intermarché lança nova plataforma de adoção de animais

O Intermarché lançou, em pleno mês em que se comemora o Dia do Animal de Estimação, um novo projeto de responsabilidade social, a Plataforma de Adoção Animal Amigame.

Amarante | Um cão e dois gatos abandonados numa casa foram salvos

A Associação Ajuda Animais, em Amarante, partilhou na sua página de Facebook uma história de muita coragem.