O gato e a árvore de Natal

O gato e a árvore de Natal

Nesta época a nossa casa passa por várias alterações de decoração, rotinas, amigos e família que ficam por uns dias, todas estas alterações podem representar stress para o seu gato. E está declarada guerra à árvore de Natal…

A árvore de Natal pode ser natural ou sintética, mas tenha sempre em consideração que esta será o novo arranhador que o seu gato irá trepar com todo o entusiasmo.

Vá introduzindo este novo elemento de forma faseada. De início coloque só a árvore e deixe o seu gato conhece-la, depois então pode introduzir bolas, fitas e outros enfeites que queira usar.

Opte por uma decoração mais simples e segura, todos os enfeites que tenham movimento representam uma atração irresistível.

Ter gatos e árvore de Natal vai ser desafiante, mas não puna o seu gato (com um borrifador ou fechando a porta da divisão onde está a árvore) quando este procurar trepar a árvore, ele só está a fazer o que lhe é natural.

Árvore de Natal
» Tenha cuidado com o que pode ser ingerido, se o pinheiro for natural as agulhas são perigosas se ingeridas, ou podem causar lesões nos olhos;
» Tenha cuidado com os fios, fitas e cordas, que podem acabar por ser ingeridos;
» Não use enfeites que se possam partir;
» Evite deixar as luzes da árvore ligadas sem a sua supervisão;
» A neve artificial pode ser tóxica para os gatos quando ingerida.

Neste Natal, mesmo que a árvore de Natal venha ao chão, ou que o gato apareça em cima da mesa na Consoada, lembre-se que ele só quer conhecer e aproveitar cada momento ao seu lado. Temos a certeza que esta quadra é mais feliz na companhia do seu amigo felino!

Artigos relacionados

Recorde do Guinness | O cão mais rápido a rebentar 100 balões

No dia do seu 9º Aniversário o Whippet Toby tornou-se no cão mais rápido do Mundo a rebentar 100 balões usando apenas os seus dentes e patas, registando um recorde de 36,53 segundos.

Processionária | Uma lagarta temível para o seu cão

Com o fim do inverno a chegar, advém o desejo de aproveitar os primeiros dias de sol na natureza. No entanto, esteja bem atento à sua volta, pois a presença de pinheiros em redor poderá desencadear graves perigos para o seu animal, através do contacto deste com as lagartas do pinheiro ou também conhecidas como processionária

Associações de Proteção Animal

Lista de contactos de Associações de Proteção Animal por Distrito, para ajudar quem pretende adotar um cão ou gato.