Edição nº 248 – Janeiro 2018

Fox Terrier de pelo cerdoso
Versátil e destemido
Dotado de uma enorme versatilidade e de um forte caráter, é um pequeno cão com um grande coração. Um cão de companhia por excelência, mas sem nunca deixar para trás o seu instinto de caçador. A raça ficou mundialmente conhecida pela personagem “Milu” da banda desenhada e dos filmes “As Aventuras de Tintim”. 

Catnip
Uma erva para gatos
A Nepeta Cataria, também conhecida por catnip, é uma erva da família da hortelã capaz de despertar um comportamento mais relaxado e divertido do seu gato.

____________________

ERRATA
Verificámos que existe um bloco de texto trocado no artigo do Fox Terrier de pelo cerdoso da edição de janeiro. Os leitores podem solicitar à redação o envio do PDF corrigido por email pelo FORMULÁRIO. Lamentamos o sucedido e iremos desenvolver todos os esforços para que a situação não se volte a repetir.

Preparar as festas: O que fazer?
Natal, passagem de ano, férias, esta é uma altura do ano muito diferente do normal dia-a-dia do seu cão, da nossa vida diária do trabalho, da escola e do que fazemos rotineiramente.

Cão Juris
“Compra & Venda” de animais à lupa

Neste mês optámos por compilar várias questões que foram surgindo sobre o tema da compra e venda de animais que publicamos aqui na rubrica Cão Juris.

Resolução de Ano Novo
"Experimente uma nova atitude"

Ano Novo, Vida Nova. Tradicionalmente, é nesta altura que fazemos as nossas resoluções de ano novo, tudo aquilo que prometemos mudar em nós ao longo do ano que está a iniciar. No que diz respeito à sua relação com o seu cão, experimente alterar algo muito simples na forma como interage com ele. Irá ver resultados muito rápidos, e seguramente irá mudar a sua forma de pensar e agir. O seu cão irá agradecer-lhe!

Como viver feliz em apartamento
Poucos metros quadrados para toda a família: é a regra dos novos apartamentos urbanos. Muitas pessoas, geralmente pessoas que não gostam de animais, aproveitam esta circunstância para dizer que um cão não pode ser feliz num apartamento. Nada é mais falso!

Como criar um cachorro a biberão
Criar um cachorro a biberão é um trabalho árduo, que nos ocupa as 24 horas do dia, extremamente cansativo e nem sempre com garantias de êxito. Quem já viveu esta experiência consegue compreender o enorme sacrifício por que a cadela passa durante 4 semanas seguidas para criar os seus pequenos.

Treino: Um cão, um indivíduo único
Cada cão tem o seu temperamento, mesmo os irmãos de ninhada serão completamente diferentes. Cada cachorro reage de forma diferente aos estímulos, cabe-nos a nós sabermos adaptar o treino a cada cão e educá-lo da melhor forma.

Resoluções de Grooming para 2018
Começa o novo ano, temos imensos planos para ter um ano produtivo, programamos férias e atividades em família. Isto porque sabemos que temos uma vida profissional ocupada, daí a nossa necessidade de programar tudo. Então e o Grooming? Saiba as vantagens de planear e pré-marcar as idas ao grooming.

Veterinária: Leptospirose
Embora não seja muito conhecida da população em geral, a leptospirose é uma doença bacteriana de distribuição mundial, que afeta quase todas as espécies de mamífero, incluindo o Homem. É considerada uma doença emergente e a zoonose mais comum a nível global. Um artigo gentilmente cedido pela APMVEAC.

O que as fezes do seu gato lhe dizem?
Se este não lhe parece um tema muito interessante, esperamos que mude de ideias ao ler ao artigo. Aceite o desafio e torne-se um verdadeiro Sherlock Holmes da saúde gastrointestinal do seu gato. Abordamos como devem ser as fezes do gato e o que as alterações da normalidade significam.

Devo revacinar anualmente o meu cão? (Parte II)
Novas diretrizes na vacinação de cães

Nesta segunda parte do artigo vamos explicar-lhe quais as novas diretrizes recomendadas relativamente à vacinação de cães e o avanço que representam na proteção da saúde animal e da saúde pública.

Artigos relacionados

Raças Grandes (2014)

Conheça 30 raças de porte grande
Cuidados veterinários adequados a cães de grande porte
Dicas de treino
Contactos dos Clubes de Raça
Oferta de saco: “Eu amo o meu cão”

Edição nº 226 – Março 2016

Este mês escolhemos o pequeno Beagle. Um companheiro excelente, de expressão sempre feliz, muito frequente nos meios rurais e citadinos. A raça portuguesa é o Cão de Castro Laboreiro, um cão de guarda e de família, rústico e de índole nobre.
Nos artigos de gatos desvendamos as origens do gato doméstico, uma história longa ao nosso lado. Continuamos a falar de saúde oral, abordando as doenças dentárias mais frequentes e os sinais a que o dono deve estar atento. A dica felina do mês fala da natureza de caçador do gato, dentro e fora de casa.

Edição nº 232 – Setembro 2016

A raça deste mês é o elegante a atraente Cão Boeiro de Berna, mais conhecido por Bouvier Bernois. Oriundo da Suíça, onde nas suas origens transportava vasos de leite para queijarias de difícil acesso. Hoje em dia assume-se como cão de família.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos dos grupos sanguíneos e explicamos como escolher uma transportadora e habituar o seu gato a esta. A dica felina do mês é dedicada ao regime alimentar do gato, um carnívoro muito gourmet.