Edição nº 245 – Outubro 2017

4 de outubro
"Dia Mundial do Animal"
O Dia Mundial do Animal é comemorado a 4 de outubro e foi criado em Itália, em 1931, durante uma convenção de ecologistas. A data foi escolhida em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente.
Este dia é celebrado com inúmeros eventos em todo o Mundo, sendo também usual cerimónias de bênção dos animais.
Consulte a nossa AGENDA, que vamos atualizando à medida que recebemos mais informação sobre novos eventos.

Cão Lobo Checoslovaco
Entre o profano e o sagrado
Alegre, muito ativo, alerta, versátil, extremamente dócil com os donos, reflexos silvestres e muito gregário. O Cão Lobo Checoslovaco tenta reunir a capacidade de trabalho do Pastor Alemão com a adaptabilidade, capacidade de funcionar de forma organizada num grupo e respeito pela hierarquia do lobo (ambos seus antepassados). A mística do seu comportamento iguala a do seu aspecto.

Compra e venda de animais
A nova perspetiva

No passado mês de agosto, novo passo na consciencialização de que os animais não são meras coisas suscetíveis de propriedade, em reforço do gigantesco passo que já havia sido dado no nosso Código Civil: a Lei 95/2017, de 23/08, que regula a compra e venda de animais de companhia em estabelecimentos comerciais e através da Internet.

Interação entre cães
“Não, não quero brincar!”

No mês passado vimos como a falta de socialização leva a que muitos cães não percebam que em adultos não se podem comportar como cachorros, e como isso afeta negativamente a sua capacidade em comunicar com outros cães. Vejamos agora o que acontece sob o ponto de vista do destinatário da sua exuberância.

Treino: Como ensinar o cão a olhar para si e prestar atenção
O objetivo deste exercício é ensinar o cão a olhar para nós (para os nossos olhos) em qualquer ambiente independentemente dos estímulos que o rodeiem. Este comportamento é muito útil no caso de cães reativos ou agressivos com outros cães, pessoas ou outros animais. O olhar para o tutor será um comportamento de conforto e calma para o cão em situações delicadas.

Treino: Vantagens de treinar o seu cão desde novo
Todos devemos ter em mente que ter um animal implica uma responsabilidade que estamos a adquirir de forma absolutamente voluntária. Devemos cuidar da sua saúde, alimentação, tratá-lo bem e, entre tantas outras coisas, também da sua educação.

Encontrou ou perdeu um animal?
Saiba o que deve fazer

Quando se encontra ou perde um animal é importante saber que passos seguir para que este possa rapidamente ser devolvido ao seu dono.

Grooming: Equipamentos de Proteção Individual
O trabalho de um Groomer é um muito físico e bastante perigoso. Não é leve, nem fácil, como se calhar muitos imaginam. Existem muitas doenças e maleitas causadas por trabalhar em Grooming, sendo as mais frequentes as dores lombares e a síndrome do túnel cárpico, mas também existe o “Groomers Lung” que é uma doença pulmonar recorrente em Groomers.

Veterinária: Dermatite atópica
A dermatite atópica é uma das causas mais comuns do prurido crónico em cães e geralmente é uma condição crónica e sem cura. Neste artigo abordamos os sintomas, o diagnóstico e tratamentos disponíveis.

Veterinária: Higiene oral em gatos
É sabido que os gatos são meticulosos no que toca à sua higiene pessoal. Com hábitos diários de limpeza que vão do nariz à ponta da cauda, para cuidar da higiene oral os nossos felinos precisam da nossa ajuda!

Passear o gato à trela
Se tem vontade de passear o seu gato à trela mas não sabe como, então esta informação é para si. Passear um gato com trela pode ser uma experiência enriquecedora para o dono e para o gato ou, pelo contrário, uma experiência traumática, tudo depende do modo como é realizada. Uma coisa é certa, vai precisar de tempo, bom senso e muito carinho.

Gatos & bebés
Como apresentar o seu filho ao seu gato?

A chegada de um bebé será uma mudança de rotina para futuros pais e gatos, importa saber que com pequenos passos e tempo, tudo ficará em harmonia.

Neoplasias e cancro
Como evitar com Saúde Natural
O diagnóstico de neoplasias, mais conhecidas como tumores ou cancro, é uma rotina frequente em medicina veterinária na atualidade. Considerada por muitos uma epidemia nos tempos que correm, o cancro é uma doença que se instala de forma progressiva, e o seu aparecimento é um indicador de que algo na vida do animal não foi bem gerido para promover a sua saúde. Saiba quais os principais motivos para isso e como os evitar.

Artigos relacionados

Edição nº 244 – Setembro 2017

Em setembro escolhemos a raça Collie de pelo comprido, ou Rough Collie, que ficou conhecida mundialmente pela publicação do livro de Eric Knight “O Regresso de Lassie”, em 1940, e pela realização do filme com o mesmo nome, seguido pela série de televisão.

Edição nº 229 – Junho 2016

Este mês escolhemos o Schnauzer e falamos das parecenças e diferenças dos seus três tamanhos: o Miniatura, o Médio e o imponente Gigante. A raça portuguesa é o Perdigueiro Português um cão de postura nobre que se destaca no campo.
Nos artigos de gatos falamos sobre o hipertiroidismo, que é a doença endócrina mais frequente em felinos, e abordamos a importância na alimentação no crescimento do gatinho. A dica felina do mês é dedicada à chegada de mais um gato a casa.

Edição nº 226 – Março 2016

Este mês escolhemos o pequeno Beagle. Um companheiro excelente, de expressão sempre feliz, muito frequente nos meios rurais e citadinos. A raça portuguesa é o Cão de Castro Laboreiro, um cão de guarda e de família, rústico e de índole nobre.
Nos artigos de gatos desvendamos as origens do gato doméstico, uma história longa ao nosso lado. Continuamos a falar de saúde oral, abordando as doenças dentárias mais frequentes e os sinais a que o dono deve estar atento. A dica felina do mês fala da natureza de caçador do gato, dentro e fora de casa.