Edição nº 243 – Agosto 2017

Raças que adoram água!

Existem cães que parecem que podiam viver dentro de água, tal é a satisfação, alegria e à vontade que têm quando estão neste meio. Além dos passeios diários, aproveite as férias e os fins de semana, para passar um dia diferente num local onde o seu cão possa nadar e chapinhar. Existem imensos jogos que se podem fazer e com este calor de certeza que ele vai adorar!

Se é amante de atividades aquáticas damos-lhe algumas sugestões de raças que têm uma aptidão natural para serem bons nadadores, como o Cão da Terra Nova, o Golden Retriever e o Retriever do Labrador. Sem esquecer o nosso Cão de Água Português, exímio nadador, que ficou reconhecido como ajudante dos pescadores portugueses.

Quais as praias em que é permitido e proibido levar cães
Este é um tema sobre o qual muitos donos têm dúvidas. Afinal, a que praias podemos levar os nossos cãopanheiros?

Este ano o título de Dog Photographer of the Year veio para Portugal
Entrevista a Maria Davison, vencedora da 12ª edição do “Dog Photographer of the Year”, com a fotografia de uma cadela bebé, a Yzma, a descansar junto aos pés da sua dona.

Dicas para as viagens de carro
O verão é, normalmente, a altura do ano em que os animais de companhia mais viajam. Neste artigo damos-lhe algumas dicas para que viaje com o seu cão ou gato de carro sem sobressaltos.

Partir o vidro ou não partir? Eis a questão
Quando uma notícia vira uma verdade danosa
Há algum tempo que circula uma notícia nas redes sociais, a informar que caso vejamos um cão – animal – dentro de um carro, fechado e exposto ao calor, poderemos legitimamente quebrar o vidro adotando o procedimento de tirar uma fotografia antes, na qual figure o animal no seu interior, e depois. A notícia propagou-se viralmente e até poderá fazer sentido tal explicação, no entanto não o deverá fazer.

Atividades aquáticas com cães
Nadar é algo de muito saudável para um cão. Embora o verão seja a altura do ano mais apetecível para desenvolver atividades aquáticas com o nosso amigo de 4 patas, existem outros períodos do ano em que tal é igualmente viável.

Abandono de animais
Um problema de todos?
Em Portugal é crime abandonar um cão, no entanto, e apesar de termos avançado significativamente no que toca à lei, pouco ou nada avançamos quanto ao seu cumprimento, e nos períodos de férias continuamos a ver um aumento significativo dos abandonos.

Adote um cão SRD
Num cão sem raça definida (SRD) é impossível definir a raça. Os cães SRD são únicos, não vamos encontrar nenhum outro cão que seja visualmente igual ao nosso. Será inconfundível!

Treino | Tocar na mão
1001 utilidades para um comportamento muitas vezes esquecido
Há comportamentos tão simples que muitas vezes nem nos lembramos de os ensinar e utilizar, mas que quando nos apercebemos deles, ficamos a pensar “como consegui viver até agora sem isto”? O tocar na mão é um deles. Veja para que pode servir.

Grooming nas férias
Dicas para antes, durante e depois!
Chegaram as férias, os banhos de mar ou de rio, os longos passeios e piqueniques. Se tem um animal de estimação é natural que queira levá-lo consigo para todo o lado. E, a não ser que arrende uma casa onde não sejam permitidos animais, se o levar consigo, a última coisa que quer é ter de passar muito tempo a tratar-lhe do pelo.

Veterinária | Síndrome braquicefálica
O termo “braquicefálico” define indivíduos da espécie canina em que a porção do crânio que inclui o nariz, rosto e maxilar superior é extremamente encurtada. Alguns exemplos de raças braquicefálicas são: o Bulldog Inglês, o Bouledogue Francês, o Boxer, o Pug e o Pequinês. Quando um médico veterinário fala em Síndrome Braquicefálica está a referir-se aos problemas respiratórios superiores (traqueia, laringe, faringe, nariz e boca) que alguns destes cães podem exibir.

A vida social dos gatos
Os gatos são seres complexos, no que diz respeito a quase tudo, e a sua vida social não é exceção, podendo ter passagens dignas de uma qualquer rede social, das que usamos diariamente. Conseguem sobreviver sozinhos e podem levar uma existência solitária, mas também têm vantagens em viverem em grupos com muitos indivíduos.

As conversas são como as cerejas!
Na rubrica Saúde Animal Natural falamos de cerejas - que têm propriedades anticancerígenas (anti-oxidantes naturais) e anti-inflamatórias, bem como elevados níveis de melatonina, não esquecendo ainda toda a componente nutricional, mineral e vitamínica que aportam.

Artigos relacionados

Edição nº 238 – Março 2017

Em março temos o altivo Dogue Alemão, que deve parte da sua grande popularidade à personagem de banda desenhada “Scooby Doo”. E o Cão de Pastor Australiano, que apesar do seu nome, tem a curiosidade de não ser de origem australiana, mas sim americana.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos da importância da identificação em gatos com acesso ao exterior, mas também nos que vivem exclusivamente no interior.

Edição nº 248 – Janeiro 2018

A raça de janeiro é o Fox Terrier de pelo cerdoso, o aventureiro e intrépido cão do Tintim. Nos artigos dedicados aos gatos damos a conhecer o catnip, uma erva da família da hortelã capaz de lhes despertar um comportamento mais relaxado e divertido.

Edição nº 239 – Abril 2017

No mês de abril temos o inconfundível Teckel, muitas vezes chamado de “cão salsicha”, pela sua forma alongada de patas curtas. E o Antigo Cão de Pastor Inglês, mais conhecido como Bobtail, um peluche XXL de pelagem exuberante.
Nos artigos dedicados aos gatos falamos da cistite idiopática felina, uma doença urinária muito ligada ao stress. A raça este mês é o americano Maine Coon, o maior felino doméstico e um animal de companhia ideal para a família.