CRAM-Ecomare devolve 23 aves marinhas ao habitat natural

CRAM-Ecomare devolve 23 aves marinhas ao habitat natural

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), do Ecomare, em Ílhavo, devolveu ao seu habitat natural 23 aves marinhas. As aves contaminadas por óleo, tratadas no CRAM, foram devolvidas à natureza, na passada sexta-feira, na zona da Gafanha da Nazaré.

De um total de 33 aves que deram entrada no CRAM-Ecomare (27 araus-comum, 3 gansos-patola e 3 tordas-mergulheiras), foram reintroduzidas 23 aves (18 araus-comum, 3 tordas e 2 gansos-patola), após terem recuperado totalmente. As restantes estavam bastante debilitadas, tendo sido submetidas a tratamento antes de serem descontaminadas. Até ao momento, a taxa de sobrevivência é de 67%, o que revela um enorme sucesso comparado com eventos similares.

A chegada destas aves marinhas ao CRAM-Ecomare começou a 5 de janeiro de 2018. O último ingresso foi a 29 de janeiro. Do total das aves, 65% são oriundas de praias entre a Apúlia (Esposende) e Espinho, tendo havido registo de animais oleados ao longo da costa até Santa Cruz, Torres Vedras. Adicionalmente, foi registado pelo CRAM-Ecomare um total de 65 aves marinhas oleadas que deram à costa já mortas, de 5 a 30 de janeiro, desde a Praia da Barranha, Póvoa de Varzim até à Nazaré. As aves marinhas mortas são tordas-mergulheiras, araus-comum, papagaios-do-mar e gansos-patola.

O estatuto de conservação destas espécies na Europa, segundo a IUCN é:

  • Torda-mergulheira – “Quase ameaçada”
  • Arau-comum – “Quase ameaçada”
  • Papagaio-do-mar – “Em perigo”
  • Ganso-patola – “Pouco preocupante”

Também foram devolvidos à natureza um fulmar e um ganso-patola, resgatados em Peniche, após um período de recuperação no CRAM-Ecomare. O fulmar é uma espécie rara nas água portuguesas, e este foi  o primeiro registo desta espécie a dar entrada no CRAM-Ecomare.

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul, através do financiamento ao CRAM-Ecomare, reforçam o seu compromisso com a conservação do oceano.

Artigos relacionados

Santo Tirso | Novo canil/gatil em funcionamento em 2018

O novo Canil/Gatil Municipal vai estar em funcionamento já no início do próximo ano, data avançada pelo presidente da Câmara Municipal no lançamento da primeira pedra da infraestrutura, localizada no lugar da Ermida, em Santa Cristina do Couto.

PSP começa o dia da melhor maneira ao encontrar dono de um cão em Peniche

A Polícia de Segurança Pública foi protagonista de mais um bom momento, ao encontrar o dono de um pequeno cão chamado Zé, e não deixou de o partilhar com os seus seguidores no Facebook.

EUA | Funcionários de loja antiga encontram restos mumificados de macaco

Os funcionários de uma loja antiga Minneapolis, nos Estados Unidos, encontraram restos mumificados de um macaco numa conduta de ventilação quando faziam remodelações no espaço.