Como cortar as unhas ao gato?

Como cortar as unhas ao gato?

Com exceção dos gatos que vão à rua, aos quais as unhas não devem ser cortadas, nos gatos de casa pode ser necessário cortar as unhas não só para evitar arranhões excessivos aquando das brincadeiras, mas porque, por vezes, as unhas “enrolam” e cravam-se na almofadinha plantar.

Se possível habitue o gato a cortar as unhas desde bebé. Logo a seguir recompense o gato com um biscoito ou uma brincadeira.

Para cortar as unhas adquira um corta-unhas de boa qualidade. Pode optar, consoante o temperamento do seu gato, por cortar apenas algumas unhas de cada vez para não “forçar” muito o gato. Como sabe os gatos têm um certo limite de paciência que nós não devemos pisar!

Embrulhe o gato numa manta do mesmo modo que se faz para dar um comprimido. À vez, tire uma pata deste “rolinho gato-manta”. Fazendo pressão no dedo de modo a que a unha saia, corte a ponta da unha. Se a unha é transparente é fácil perceber até onde pode cortar, caso contrário corte apenas as pontinhas.

Caso, por lapso, tenha cortado excessivamente a unha e esta comece a sangrar, não entre em pânico. Faça uma boa pressão na unha durante pelo menos 1 minuto. Desinfete com poliviodona ou clorexidina. Na maioria das situações é suficiente. Se a hemorragia não estancar pode ser necessário fazer um penso e nesse caso aconselho a que procure ajuda.

A propósito de unhas lembre-se de ter vários arranhadores pela casa, horizontais e verticais, de corda e de cartão, quanto mais o gato os usar menos as unhas terão que ser cortadas. Existem gatos aos quais não é necessário cortar as unhas.

Por: Maria João Dinis da Fonseca, Médica Veterinária
Artigo gentilmente cedido pelo Hospital do Gato

Leia o artigo completo na edição de ABRIL da revista “Cães & Companhia”.

Artigos relacionados

Londres | Café serve donuts e capuccinos a cães

Há um café em Londres muito especial para todos os patudos… Descubra porquê!

5 Conselhos para ter um cão saudável e feliz

Alimentar o cão de maneira saudável e fazê-lo feliz é o desejo de todos os donos responsáveis. O nosso cão deve receber uma alimentação adequada ao seu metabolismo, deve ser

Espanha | 56% dos donos de cães tiram mais fotografias aos seus amigos patudos que a familiares ou amigos

Em espanha, um estudo da Huawei, concluiu que mais de metade dos donos de cães (56%) tiram mais fotografias aos seus patudos do que a familiares ou amigos para partilhar nas redes sociais.