Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel Inglês

CLIQUE-AQUIA popularidade do Cocker Spaniel Inglês como cão de companhia deve-se a várias razões, duas delas é a sua personalidade e o tamanho. É suficientemente pequeno para ser um cão de família (medindo ao garrote entre 39 a 41 cm, nos machos, e 38 a 39 cm, nas fêmeas, com um peso entre 12,5 a 14,5 kg), mas grande o suficiente para usufruir de momentos de brincadeira e de lazer no exterior, com a sua família.

Originário do Reino Unido, a palavra “Cocker” deriva de “woodcock”, galinhola em inglês. Muito versátil, gosta de atividades que possa fazer com os donos, como Agility e provas de Caça Prática, sendo também usado por forças polícias em ações de busca e salvamento, aproveitando o seu faro apurado. Possui um instinto de caça inato e gosta de explorar o que o rodeia. Alguns cobram naturalmente, por isso adoram jogos de ir buscar objetos, em terra e dentro de água.

"O Spaniel mais popular! A raça é normalmente chamada apenas de Cocker Spaniel ou Cocker. Este cão de caça a aves, atualmente é um caçador de sofá, mimos e petiscos. Um cão de companhia afetuoso para donos de todas as idades. Em cachorro cativa pela sua aparência travessa e olhar meiguinho. À medida que cresce, destaca-se a sua elegância e bonita pelagem. As orelhas compridas, de pelo longo, é outra das características da raça."

Tem uma postura alegre, sempre a abanar a cauda. Gosta de estar presente em todos os acontecimentos e sente-se membro indispensável da família. É protetor da sua família e, por vezes, é ciumento. Alguns são mais teimosos e caprichosos, muitas vezes por causa dos donos que os mimam e cedem a todos os seus caprichos, “subornados” pelo seu olhar meigo e pedinchão.

CC214 Cocker Spaniel InglesO seu pelo é liso, de textura sedosa, nunca áspero ou ondulado, com franjas de pelo. A pelagem pode apresentar várias cores, exceto branco puro. Pode ser sólido, bicolor ou tricolor. Nos exemplares de cor sólida só é permitida uma mancha preta no peito. Tomar banho, escovar e pentear deve fazer parte da sua rotina. As orelhas caídas de pelo longo, são propensas para otites e devem ser vigiadas. Após os passeios devem ser inspecionadas, para ver se não têm praganas presas.

Muito ativo, fazer exercício é essencial, porque tem muita energia para gastar e uma herança genética que o predispõe a “trabalhar”. Guloso, tem tendência para a obesidade, muitas vezes por culpa dos donos.

Saiba mais sobre esta raça na revista "Cães & Companhia" nº214 - Março 2015

Artigos relacionados

Pinscher Miniatura

Curioso, brincalhão, audaz e impetuoso, o Pinscher Miniatura é um agradável cão de família e de companhia.

Barbado da Terceira

Originário da ilha Terceira, nos Açores, o Barbado da Terceira é um cão de pastoreio de gado bovino, muito abundante na ilha, sendo atualmente, e cada vez mais, um cão de família.

Cão da Serra da Estrela

O Cão da Serra da Estrela é uma raça nacional famosa como cão de proteção de rebanhos contra predadores e incorruptível guardiã de propriedades.