Cão de Pastor Alemão

Cão de Pastor Alemão

CLIQUE-AQUI

Originário da Alemanha, o Cão de Pastor Alemão é o cão de utilidade mais procurado em todo o Mundo e um dos mais famosos cães de companhia.

A raça foi sofrendo algumas transformações, sobretudo ao nível da morfologia. Tornou-se um cão mais aerodinâmico, em que as angulações mais acentuadas quer da anca quer dos quartos traseiros, proporcionaram-lhe um movimento mais rápido e harmonioso, sobretudo no trote onde é imparável.

"É uma raça muito versátil e equilibrada. Podemos encontrar exemplares nas forças militarizadas, na deteção de estupefacientes e de explosivos, em ações de busca e salvamento, como cão de guarda, como cão pastor, a fazer Cinoterapia, como estrela de cinema e televisão, e, sobretudo, como excelente cão de família. Como ator de cinema popularizou a raça interpretando Rin-Tin-Tin na década de 50, e mais recentemente em várias séries policiais onde se destaca em Portugal o “Inspetor Max”"

Há duas linhas de seleção: beleza e trabalho. Sendo a morfologia e a cor as grandes diferenças. O ideal será conjugar um cão de grande beleza com uma excelente capacidade de trabalho.

É um cão relativamente comprido em relação à sua altura, com um corpo poderoso e bem musculado. O estalão define uma altura máxima de 65 cm nos machos e 60 cm nas fêmeas, com um peso em adulto entre 33 a 42 kg.

Em 2011, foi oficialmente reconhecida pela Federação Cinológica Internacional a variedade de pelo comprido. O pelo deve proteger bem o cão das intempéries, com subpelo e sobrepelo. Excetuando o branco, todas as cores são permitidas. É permitida uma pequena mancha branca no peito.

Deve apresentar uma imagem equilibrada, nobre, atenta e autoconfiante, com os atributos físicos e mentais necessários para estar sempre pronto para agir. Deve ter coragem e determinação para se defender a si próprio, ao seu dono e aos bens deste se necessário. Observador e obediente. Calmo no seu ambiente, especialmente com as crianças e outros animais.

Normalmente, vive em vivenda, sendo um cão de guarda e de companhia. Se viver em apartamento terá de vir à rua pelo menos 3 vezes ao dia, durante cerca de 30 minutos em cada saída. O seu trote permite-lhe percorrer grandes distâncias sem se cansar e acompanhar os donos em passeios de bicicleta. Adora brincar com água, com bolas, paus, etc.

CC212 Pastor Alemao

 CCP_240_Capa

Saiba mais sobre esta raça na revista “Cães & Companhia” nº212 – Janeiro 2015.
Saiba mais sobre esta raça na revista “Cães & Companhia” nº240 – Maio 2017.

Artigos relacionados

Cão da Serra da Estrela

O Cão da Serra da Estrela é uma raça nacional famosa como cão de proteção de rebanhos contra predadores e incorruptível guardiã de propriedades.

Cocker Spaniel Inglês

A popularidade do Cocker Spaniel Inglês como cão de companhia deve-se a várias razões, duas delas é a sua personalidade e o tamanho.

Pinscher Miniatura

Curioso, brincalhão, audaz e impetuoso, o Pinscher Miniatura é um agradável cão de família e de companhia.