Vila Real | Campanha contra maus-tratos e abandono de animais

Plataforma Proanimal lançou, em Vila Real, uma campanha de sensibilização para apelar à adoção responsável, à esterilização dos animais e contra os maus tratos e o abandono, que aumenta nesta altura do verão.

A campanha passa pela colocação de ‘outdoors’, pela cidade de Vila Real, que têm como protagonistas os animais, cães e gatos recolhidos pela associação, e que alertam para quatro mensagens essenciais.

O porta-voz da Proanimal, António Brandão, explicou que se pretende sensibilizar a população para o crime de maus tratos a animais, para a esterilização, para a adoção responsável e contra o abandono.

O responsável referiu que, apesar da evolução ser positiva, o abandono dos animais ainda é “um flagelo” que se verifica no verão, na altura em que muitos vão de férias e deixam os seus animais.

“Nota-se que há um aumento de abandono de animais nesta altura”, salientou.

O Jim, um cão que sobreviveu a um tiro no ano passado mas que ainda não foi adotado, é um dos animais que dá “a cara” nesta campanha. No seu ‘outdoor’ a mensagem deixada pela Proanimal é “Maus tratos a animais é crime! Denuncie…. Porque eles sentem”.

Os ‘outdoors’ foram colocados em sítios estratégicos da cidade e onde podem ter mais visibilidade.

Uma outra mensagem que a associação quer passar com esta campanha é a “convivência saudável entre os tutores de animais de companhia e quem não tem animais”.

Ou seja, segundo António Brandão, nos espaços públicos verdes, normalmente utilizados pelos detentores de animais de companhia e por quem quer passear na cidade, foram colocados 20 cartazes que apelam à limpeza dos dejetos deixados pelos cães.

“É uma evolução essencial para a sociedade e para uma convivência saudável entre todos”, afirmou o responsável.

No primeiro semestre deste ano, a Proanimal apoiou cerca de 200 animais e contabilizou à volta de 70 adoções.

“A última recolha foi uma gatinha atropelada. Nós não temos capacidade para ajudar todos e tentamos manter a filosofia de ajudar os casos mais graves que são levados para os hospitais com quem temos protocolo”, referiu António Brandão.

Esta campanha é apoiada pela Câmara de Vila Real, que atribuiu um apoio de 10.000 euros à associação para esta e outras ações.

O presidente do município, Rui Santos, afirmou que esta iniciativa quer incentivar uma “relação saudável entre os donos dos animais, os animais e o resto da população”.

“O trabalho da Proanimal é muito importante, é socialmente responsável, é um trabalho pedagogicamente útil e que merece a nossa atenção e deve merecer a atenção de todos os vila-realenses”, frisou.

Texto: Lusa

Artigos relacionados

Cadela ajuda dono a manter-se vivo durante mais de 20 horas ao frio

A Kelsey, uma cadela Golden Retriever, ajudou o dono a manter o corpo quente durante mais de 20 horas ao frio, com as temperaturas a rondarem os -7ºC.

Cão terá sido agredido violentamente por funcionários de aeroporto em Xangai

Funcionários de um aeroporto terão agredido um cão de raça Golden Retriever quando este fugiu da transportadora antes do voo partir com 40 minutos de atraso.

Presidente Juncker diz ‘não’ à revisão da diretiva das aves e habitats

O Presidente Juncker e a sua Comissão confirmaram hoje que as diretivas da proteção da natureza na UE – as Diretivas Aves e Habitats – serão salvas e não revistas e enfraquecidas.